O radar AESA é um enorme avanço em relação aos radares mecânicos anteriores, que eram mais propensos a “interferência” e outros erros e falhas mecânicas. Enfatizando a diferença no princípio de operação entre os dois radares, o vice-marechal da Air Manmohan Bahadur (Retd.), Diretor-geral adicional do Center for Air Power Studies, disse em uma entrevista que uma das maiores vantagens do radar AESA é que ele usa uma matriz de TRMs (Transmitter-Receiver Modules), permitindo mais alcance e adicionando mais velocidade.
AESA significa Active Electronically Scanned Array e significa que, ao contrário dos radares de gerações mais antigas, possui não apenas uma antena, mas um conjunto completo de pequenas antenas, chamadas de elementos. Isso significa que o radar pode rastrear simultaneamente e de forma independente alvos diferentes e também rastrear alvos independentemente dos volumes de pesquisa.
O desenvolvimento das funções atuais de guerra eletrônica (EW), radar e comunicações é feito tendo em mente a superioridade aérea. O que faz do Gripen E um caça superior ar-ar, é a integração de armas de precisão de última geração, sensores de mira e um radar AESA Leonardo ES-05 Raven, que garantem a superioridade na consciência situacional. O radar AESA foi integrado ao Gripen pela primeira vez durante um programa de testes de voo em 2009, que foi focado nos sistemas táticos da aeronave multifuncional.
Com o AESA, o Gripen E também possui um reposicionador que permite que o radar AESA ganhe outros 40 graus de capacidade de varredura para qualquer lado do nariz da aeronave.
O radar AESA pode reduzir drasticamente a capacidade de interferência do inimigo. Isso é feito por uma técnica de radar chamada “frequency-hopping”, em que a frequência com que o radar está transmitindo pode ser alterada a cada pulso. Além de que, o radar também tem a capacidade de distribuir as frequências através de uma ampla faixa mesmo dentro de impulsos individuais, esta técnica de radar é chamado “gorjeio”, também conhecido como “compressão de impulsos.” Um relato detalhado sobre o radar AESA da Biley Technologies também fala sobre as técnicas e vantagens do sistema.
Nos radares mecânicos mais antigos, se o transmissor ou o receptor pararem de funcionar, o radar pára de funcionar. Um radar eletrônico, no entanto, é composto de uma matriz de módulos TR, onde cada unidade ou módulo funciona de forma independente, o que significa que uma falha em um único módulo não terá muito efeito sobre todo o sistema do radar. Isso dá ao radar alta sustentabilidade e durabilidade.
A Biley Technologies afirma: “Países do mundo inteiro estão adicionando o radar AESA em suas aeronaves e embarcações militares, e os fabricantes em todo o mundo estão correndo para atender a demanda.” Mais especulando sobre o futuro do radar AESA, acrescenta que o radar AESA se tornará “mais difundido com o passar do tempo.”
FONTE: Gripen Blog
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Bom dia. Alguém saberia qual o alcance previsto deste radar???o alcance de cada modo ar ar, ar mar, ar terra????
Superior a 120 Km, dependendo das condições tempo, altura, etc.
Uma duvida que tenho quando vejo matérias sobre radares é que em várias vezes vejo radares americanos e russos com dados divulgados de alcance de 240 km, já vi até 400 km, esses 120 km não é muito pouco não ou há confusão na divulgação desses dados?