Aviadores da FAB voaram pela primeira vez sem instrutores suecos
Os Capitães Gustavo Oliveira Pascotto e Ramon Santos Fórneas, da Força Aérea Brasileira, realizaram nesta terça-feira (27/1) seus primeiros voos sozinhos na cabine de caças Gripen. As missões de treinamento duraram aproximadamente uma hora e partiram da Base Aérea de Såtenäs, na região central da Suécia.
As duas aeronaves decolaram por volta das 11h45 (hora de Brasília) e realizaram manobras em uma área de treinamento localizada sobre o Mar do Norte e a costa oeste da Suécia. Após o pouso, eles foram recepcionados por todos os pilotos da Sétima Ala da Força Aérea da Suécia.
Os pilotos da FAB já voavam os jatos Gripen desde o dia 10 de novembro de 2014, mas, até a manhã de hoje, eles só haviam cumprido missões com a companhia de instrutores de voo da Força Aérea da Suécia. O treinamento é complementado por instruções em solo e aulas teóricas. O intercâmbio deve prosseguir até o fim de abril, quando os militares brasileiros já estarão aptos para cumprir missões de combate com as aeronaves Gripen da Força Aérea da Suécia.
Entre 2019 e 2024, o Brasil deve receber 36 unidades de jatos Gripen da versão NG.
FONTE e FOTOS: FAB
Complementando, seria interessante um porta aviões aos moldes do HMS Queen Elizabeth, mas CATOBAR, não aquele skyjump horroroso.
Encontrei este comentário em um blog, pediria a alguém com mais conhecimento que fizesse algum esclarecimento, por favor . . . . .
“””””A Embraer foi cooptada. A Saab era a saída de emergência dos EUA. O projeto não foi vendido. Não poderemos vender sem autorização do CONGRESSO DOS EUA….
Somos criancinhas nesse jogo…”””””
Continua sem reposta heeeeeeeee, aí tem coisa . . . . . . .
Comentário inócuo onde o achismo de quem fez é flagrante. Pule essa parte e siga em frente.
A dúvida agora é quem chega primeiro os Gripens por empréstimo ou os Gripens NG.
Tomara que tudo vá acontecendo com calma e transcorra direitinho, Ruim é a demora com que as coisas acontecem no Brasil. mas visto que estamos em meio a uma realidade péssima, que tudo se mantenha na mais perfeita ordem, talvez alguns amigos internautas do DAN, não tenham atentado mas, se olharem sob certa ponto de vista, o KC 390, e o projeto FX-2
“estão indo bem” ( a lá maverick , top gun), estão sim, O KC já está em fase de testes, logo ele já estará em situação operativa, e desta maneira já disponível na prateleira da EMBRAER para as forças armadas, tanto nacional, como internacional. Meu sentimento todo é voltado para o programa PRONAE, ainda vouvê a marinha atuando com pelo menos mais uma frota, isso quer dizer com mais um Porta aviões, mas aí já é um custo mais caro ao Fx-2 e devido ao “caixa” Brasileiro não sei quando teremos um novo PA. O “A-12” está sendo totalmente revitalizado isso é bom, seria melhor se o Brasil pusesse a faca nos dentes e inventasse uma manobra financeira e construísse tão logo um PA de 70 a 85 000 tons aos moldes do HMS Queen Elizabeth. Isso é um sonho ainda, mas é tbm uma medida executável diante de atitudes de comandantes e políticos que realmente pensem em fazer uma AÇÃO nesse âmbito naval. O novo comandante do exercito prega em incorporar tecnologia, concordo, vejo muitos filmes desse segmento de mídia, e particularmente, tive vendo muito material de forças terrestre, acho que as forças armadas ao modernizar sua frota, poderia englobar tbm outras alterações, como por exemplo, repensar (melhorar) as cores militares( O EB tem o tradicional verde oliva né) mas os avíões de combate tanto da marinha, qnt os da FAB, são todos verdes sem vida, nem parecem ser caças, isso tbm se aplica nos uniformes; é “broxante”. Deveriam pensar em trazer uma nova força armada, “New Brazilian Armed forces” já que estamos tentando acompanhar o sec XXI na parte de defesa do país, ou seja deve ter por parte do alto comando da defesa, uma pensamento realmente de ATUALIZAÇÃO e OTIMIZAÇÃO, ( desde já fica meu apelo aos comandos, vamos elevar o patamar de nosso processo de casulo, e eclodir mais FORTE.).
AGORA, não tenho conhecimento íntimo sobre os recursos do EB, vi que o veiculo de tropas TUPI está na lista de concorrentes dos novos veículos para o exercito (torço por ele). rolou os comentários sobre a compra do helicóptero da Boing, mas enfim, Ao pessoal da Dan se poderem me ajudar, em que termo exatamente o novo comandante do EB se refere qnd diz:
” Incorporar tecnologia”, seria na área de comunicação, pois na parte de armamento e parece que o EB não é tão carente a tal ponto, acho que o veículo TUPi para… não somente o EB mas para as forças seria um bom complemento, e materiais de missão noturna, tipo oculos de visão noturna, enfim, Pessoa da DAN, seria interessante uma matéria esclarecedora sobre a atual situação do Exercito Brasileiro, embora a page destine-se mais para os setores navais e aéreos, acho que ainda assim seria interessante tal matéria. Ainda assim, se poderem ajudar, fico grato.
Saudações
Temos?? Desde que não façam igual ao astronauta. Pede pra sair e vai dar consultoria!!!
Espero que não, e rapidamente passem este conhecimento ao primeiro esquadrão a operarem o Gripen C. E que venham logo.
Willhorv,
A história do Cel. Marcos Pontes não é essa!
Abs
Bom dia, Guilherme. Qual seria?
Paulo,
Eu tive a oportunidade de me encontrar com o Cel. Marcos Pontes e entre muitas coisa que conversamos perguntei sobre isso também, e a história que ele me contou é muito diferente do que a contada por aí. Segundo o que me disse, ele foi colocado de lado no programa, e nao recebe nada, apesar de estar a disposição, pois é o único qualificado para se precisar, embarcar novamente.
A história é longa e com muitos detalhes, que não cabe aqui colocar tudo o que me foi falado.
Toda a história/Estória sempre tem dois lados e antes de aceitar uma como verdade suprema, procure ouvir os dois lados para que possa tirar a suas conclusões. Eu fico com a dele.
Reafirmo aqui, a história não é bem essa!
Abs,
Na ativa da Aeronáutica ele teria mais apoio e exposição. Ouço os dois lados. O que pereceu claramente com a reserva dele é queria trilhar seus próprios caminhos, “tendo mais liberdade para divulgar contribuir com programa especial brasileiro”, conforme palavras dele, “o que não conseguiria estando na ativa”. Acho que a intenção divulgada por ele se perdeu e o que acabou acontecendo foi ele criar uma imagem de querer apenas lucrar. Ele perdeu a imagem de uma espécie de herói e dificilmente outro astronauta brasileiro terá apoio para ser encaminhado. No fundo, no fundo, ficou uma má impressão. Não julgo ele e respeito seus motivos. Mas, se tinha a intenção de sair da ativa, logo em seguida, que fosse falado antes. Ele ajudaria muito mais como militar na ativa e personagem e símbolo nacional. Faltou divulgação dele fardado, envolvendo a nação num programa que as pessoas não dão importância e nem querem saber a importância. Deu a impressão de ingratidão e apenas oportunismo a tudo que foi investido nele. Como falei, acho que retrato muitas opiniões, mas respeito a decisão dele.
Aí que está a questão Paulo!
Ele me explicou que para ser astronauta, obrigatóriamente precisava passar para reserva, pois não poderia ser militar da ativa da FAB.
Isso ninguem fala…
Abs,
Guilherme,
Desculpa pela pergunta, mas não fui (infelizmente) militar. Mas essa restrição de estar na ativa está no regulamento da Aeronáutica? Aonde estaria?
Paulo,
Essa foi a informação que ele me passou.
Abs
Bem, não vejo muita vantagem em trazer os Gripens C/D para nosso teatro, seria melhor finalizar as modernizações iniciadas de F-5 e AMX e começar a operar direto os Gripens E/F, a argumentação de que se adianta a doutrina de operação do vetor não me convence é outra aeronave totalmente diferente (C para E)!!
Será que ao fim do treinamento em Abril eles voltaram para o Brasil já guiando 2 unidades iniciais dos Gripens C/D, não vejo maiores motivos para aguardar até 2016 para mandarem, nem que seja 2 ou 3 unidades já pra agora! um abraço.
Parabéns aos dois pelo grande salto operacional q deram e proporcionarão aos futuros pilotos de Gripen da FAB ao compartilharem o aprendizado!!!
Bom, pilotos nos já temos agora falta só o gripen.
Já podem voltar ao Brasil trazendo os dois primeiros a serem “emprestados” para nós! Que tal??? Não custa sonhar… rsrsrs
To junto na ideia . . . . .