Brasília, 25/01/2018 – O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse nesta quinta-feira (25) que a transferência do controle da Embraer para a Boeing não está na mesa de negociações. A afirmação foi tema de uma reunião com representantes da empresa sueca Saab, que é parceira no desenvolvimento do caça nacional Gripen NG com a Embraer.
Durante o encontro com o presidente da Saab, Hakan Buskhe, o ministro Jungmann destacou que também está descartada a cisão da Embraer Defesa ou da Embraer Comercial ou alienação de uma delas. “Nós temos a preocupação e compromisso contratual de manter o controle e o sigilo na transferência de tecnologia desenvolvida pela Saab e conjuntamente (com a Embraer).
Jungmann solicitou que representantes da Força Aérea, dos Ministérios da Defesa e da Fazenda, mantivessem os executivos da Saab informados de qualquer avanço nas negociações entre a Embraer e a Boeing. “Acontecendo qualquer avanço nas tratativas entre Embraer e Boeing e se alguma decisão vier a ser tomada, a Saab será informada previamente. Se isso vier a acontecer, a parceria Embraer-Boeing, evidentemente que temos de construir salvaguardas que passarão pelo crivo da Saab, destacou o ministro.
Ainda participaram da reunião o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, o secretário de Produtos de Defesa do MD, Flávio Basilio, o diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica, brigadeiro Heraldo Luiz Rodrigues, o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, além de executivos da empresa Saab.
FONTE e FOTO: MD
Durante mais de dois anos foi clara a preferência pelo Rafale da Dassault. Lula fez de tudo para impedir a compra do F18 e entregar o pedido ao Sarcozy.
A imprensa da época (2008 a 2010) tratava a relação de Lula com Sarcozy como puro romance. Lula abriu as portas do Brasil (Marinha – Scorpene e do varejo para a França.
O Wikileaks publicou o conteúdo de malas diplomáticas da época relatando a clara preferência de Lula pelos franceses.
Por que virou? Por que a Boing está aqui sabendo da golden share? Por que a Boing esperou a Airbus comprar a Bombardier? Por que a Boing não comprou ela mesma a Bombardier?
Os comunistas brasileiros namoram comunistas franceses desde os anos 1920. Prestes pediu para o PC francês apresentar e facilitar a relação com os russos. Stalin nunca se interessou pela América do Sul. O máximo que o Brasil conseguiu foi chegar até a Ucrânia no governo Dilma e deu no que deu.
Fazer negócio com Obama que conseguiu a autorização do Congresso Americano para vender o F18 fazia mais sentido, mas o ranço da esquerda brasileira impediu.
Por que a Boing está aqui agora? Por que os suecos se sentem pressionados e ameaçados?
A Suécia é um dos aliados naturais e estratégicos dos EUA. Os outros são Canadá, França, Inglaterra. Por que a Boing está encurralando um aliado?
Essa novela vai longe. Lula é réu no processo de compra dos Gripen.
f15 não foi projeto da boeing…f18 tbm nao…TX ela teve de fazer parceria com a SAAB pois senao o TX custará mt mais caro…a BOEING está interessada na tecnologia da SAAB na area militar sim..e na embraer na aviação comercial.
o Fato da Boeing ter comprado a MC não desclassifica os F-18 em nada, tanto que continuaram sendo produzidos e melhorados e estão ai servindo as forças americanas até hoje..
Justamente pelo mesmo fato da Boeing ter feito a parceira com a SAAB no TX que ela esta procurando fazer com Embraer algo parecido, é melhor se juntar com quem já faz e já possui unidade de fabricação do que começar do ZERO
Agora ler que a Boeing só que comprar pra “Roubar ” tecnologia da Embraer é duro de mais… da impressão que a Boeing não tem competencia pra desenvolver um jata com menos de 100 assentos ou um caça de 4 geração.
Mais não é possível, tá escrito lá no texto que o MD disse que a venda não está na mesa de negociação, aí tem gente perguntando como é que fica depois de vendida, mais não pode um trem desses, não sei se é burro, ou se faz de burro.
Exatemente isso, eu não sei porque as pessoas aqui perdem tanto tempo pra discutir algo que não vai acontecer.
eu gostaria de saber como fica a situacao das bradar e atech e tambem a parte da ael,essas empresas sao muito importante para a seguranca nacional do brasil. uma vez que caia na mao da boeing emediatamente passa para o controle do governo Americano.espero que o governo saiba o que esta fazendo, mesmo porque o governo Americano nunca autoriza qualquer tipo de transferencia de tecnologia.obrigado
Ficam do jeito que estão uma vez que a Embraer não vai ceder o controle acionário para Boeing e o próprio governo já reafirmo que não permitirá passa controle da Embraer para Boeing então esse assunto já esta bastante batido.
E se passar? Bom são empresas distintas, até onde eu sei quem comanda a Força Aerea do Brasil é a FAB não a Embraer, se a FAB decidir amanhã que vai comprar Russo ela pode ir lá e comprar.
Tudo bem que a SAAB tem todo direito de saber o que está acontecendo, mas vamos de devagar, primeiro pagamos o preço da transferência de tecnologia, não veio de de graça nem de favor. E depois, não existe tecnologia que a SAAB domine que a Boeing não tenha conhecimento. As vezes só não desenvolve algum produto porque não tem retorno ou justificativa pra faze-lo e não por falta de conhecimento, como por exemplo produzir um caça menor, já que eles tem outros maiores em seu portifólio.
se a saab não tem nada de interessante para a boeing , pq a boeing não não está sozinha no TX?
Bom eu não disse que a SAAB não tenha nada de interesante , mas de qualquer forma a reposta da sua pergunta está justamente na minha resposta.
Porque a Boeing vai por esforço e dinheiro em um projeto modesto de produção de um monomotor de treinamento para força Aérea do USA, quando todas as linhas de produção dela é focada em jatos maiores e mais complexos??
Isso significa que ela não tenha competencia para faze-la? que não tenha desenvolvimento tecnológico para tanto?? Não!!
Apenas não é interessante ou não tem justificativa para faze-lo, dai melhor achar uma parceria com quem já produz algo semelhante, significa ecomomia de dinheiro. E não falta de conhecimento tecnológico.
ERRADO, a Saab tem a capacidade de fazer em casa produtos de forma barata e rápida, coisa que a Boeing perdeu com o tempo devido as constantes terceirizações, o presidente da Boeing já deixou bem claro em entrevistas que a empresa pretende recuperar essa capacidade. Aliás eles já começaram a fazer isso, nesse mês a Boeing formou uma JV com uma empresa para fabricar assentos de avião, ou seja, ela desistiu de contratar uma terceira empresa para fabricar os seus assentos, será que isso já é algo replicando o que a Boeing viu a Embraer fazer no segmento de jatos executivos?
Você está falando de aviação comercial ou de defesa?? Não vamos misturar as bolas aqui, estou me referindo aqui a capacidade de desenvolvimento tecnológico e de pesquisa. Boeing produz, F18, F-15, C19, C-40 entre outros produtos que variam até programas espaciais.
Agora se voce estiver se referindo a aviação comercial, Boeing em 2017 foi bateu o record de entregas com mais de 700 jatos, com mais de 900 pedidos.
Me parece até injusto Fazer este tipo de comparação entre Boeing x SAAB sabendo que a carteira de clientes da Boeing é infinitamente superior a SAAB, é claro que uma vai ter mais dificuldade de cumprir mais prazos do que a outra, mas não ao ponto de distorcer o meu comentário.
Amigo, O f-18 e F-15 são produtos herdados pela Boeing da Mcdonald Douglas, o ultimo projeto de caça do zero feito pela Boeing foi o F-32, sim aquela baleia voadora que foi motivos de chacota dentro do pentágono por bastante tempo, sejamos sinceros, vá na página da Boeing até a parte de defesa e tire todos os produtos da Mcdonald Douglas e veja por si mesmo o que que sobra? Já lhe adianto o que você vai encontrar lá é um portfólio envelhecido e projetos como p-8 Poseidon que tem muito pouco made in Boeing no recheio e o KC-46 que esta anos atrasado e que a concorrência precisou repetir mais de uma vez a concorrência para que a Boeing ganhasse da Airbus, nem vou comentar das tentativas totalmente fail do f-15 SE (silente eagle) e F-18 (silente hornet) e isso antes de ter perdido a fabricação do próximo Bombardeiro para a USAF ganhado pela Northop Grumman
*e que a USAF precisou repetir