O Gripen é um conceito de caça único, trazendo o perfeito equilíbrio entre performance operacional, soluções de alta tecnologia, custo benefício e parceria industrial em um sistema de caça inteligente. É por isso que é chamado de “o caça inteligente”.
O Gripen NG é realmente um caça multiemprego, com alcance operacional, capacidade de carga e recurso de Guerra Centrada em Rede (NCW), atendendo a todos os empregos definidos. A capacidade NCW do Brasil será significativamente aprimorada, operando-se o Gripen NG em combinação com o sistema E-99 ERIEYE da Embraer.
Caça Centrado em Rede
O Gripen NG é realmente um caça Centrado em Rede. Incorpora os sistemas de links de dados multifrequênciais mais desenvolvidos e seguros do mundo, conferindo ao piloto uma completa noção da situação ao seu redor, em todos os modos de operação.
Superior Fusão de Dados
Tem um sistema de missão com aviônicos perfeitamente integrados, resultando em uma fusão total dos dados de seus sensores e, em decorrência, em uma capacidade de combate excepcional, garantindo o lançamento extremamente preciso de armas inteligentes.
Cockpit Digital Inteligente
Apresenta um avançado layout 100% digital, com grandes e coloridos displays MFD (Multi-Functional Displays), controles HOTAS (Hands-On-Throttle-And-Stick) e capacete com visor acoplado HMD (Helmet Mounted Display).
Enxergue Primeiro – Acerte Primeiro
Uma garantia da alta probabilidade de vitória em qualquer engajamento é a combinação de baixas assinaturas no espectro visual, radar e infravermelho, com um cockpit digital inteligente, o mais avançado radar AESA, o sensor de busca e rastreamento no infravermelho IRST (Infra Red Search & Track) e uma superior fusão de sensores, incluindo a melhor integração de armas de última geração e o conjunto de guerra eletrônico.
Alcance e Raio de Ação
Graças a seus maiores tanques de combustível, o Gripen NG, na configuração de Patrulha Aérea de Combate (CAP – Combat Air Patrol), alcança um raio de combate de 800 nm (milhas náuticas), ou seja, 1.500 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos “on station”. Tem um alcance de traslado de 2.200 nm (4.000 km).
Desenvolvimento Futuro
O Gripen foi desenvolvido para se adaptar à evolução das ameaças e exigências operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas.
Biplace
A versão biplace retém toda a capacidade operacional da versão monoplace. O Programa do Gripen NG conta com o apoio total do governo sueco.
Custo de Ciclo de Vida
O Gripen NG apresenta os menores custos operacionais e de logística entre todos os caças atualmente em serviço.
Radar
Integrando o único radar AESA de 2a geração do mundo, o ES 05 Raven, o Gripen NG garante sua vantagem em termos de noção situacional. O radar ES 05 Raven, desenvolvido pela Selex-Galileo com a Saab e a indústria brasileira, é o único radar de combate do mercado munido de uma placa oscilante (swash plate) móvel, permitindo cobrir ângulos de até ±100°. O novo radar traz melhorias em todos os aspectos quando comparado com os radares existentes, a exemplo de:
Melhor rastreamento de alvo,
Amplo campo visual,
Flexibilidade de modos,
Maior alcance de detecção,
Melhores dados eletrônicos de suporte e
Maior disponibilidade operacional e menores custos de ciclo de vida.
Agilidade Excepcional
O Gripen NG é o caça mais ágil do mundo em combate de perto. Combina um avançado layout aerodinâmico e uma configuração canard-delta com um sistema triplex de controle de voo fly-by-wire digital.
Alta Disponibilidade Operacional
Exigências mínimas de suporte logístico conferem um alto nível de disponibilidade operacional.
Sistema de propulsão
Incorporando a mais avançada tecnologia, o motor General Electric F414G do Gripen NG é um turbojato modular, com pós-combustão, apresentando uma baixa razão de diluição e eficiência no consumo de combustível. Com uma taxa de empuxo superior a 22 mil lb (98 kN), o F414G gera 20% mais empuxo que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen, viabilizando velocidade de super-cruise equivalente a Mach 1.1, com armas ar-ar.
1) O protótipo do Griepen E-SW voará só em 2016;
2) A primeira entrega do Gripen E-SW, se mantido o cronograma atual sem atraso, será feita no final de 2019;
3) Ninguém tem 100% de CERTEZA se o conceito de radar AESA de prato móvel será TÃO bem sucedido. Os radares AESA fixos foram desenvolvidos para substituir os antigos radares de varredura MECÂNICA, o conceito Gripen de um radar AESA de feixe menor num prato MECÂNICO permite um emissor AESA menor, mais barato e com menos elementos de transmissão, que com a movimentação do prato pode cobrir até uma área maior de um radar AESA fixo a estrutura.
MAS em contrapartida sem cobertura contínua, permitirá cobrir uma área maior mas esta solução deve reintroduzir a latência da movimentação do prato no problema da detecção na aproximação de um alvo e pode (por ser um mecanismo móvel) diminuir a precisão do sistema radar seja por vibração ou folgas no mecanismo mecânico.
O FATO é que o lóbulo de transmissão-recepção AESA do radar do Gripen NG é menor que o das aeronaves projetadas com sistemas radares AESA fixos, este fato técnico no futuro deverá ser levado em conta pelos atacantes em cenários táticos onde se possa efetuar a aproximação planejada por ângulos abertos e desfavoráveis à operação em acompanhamento simultâneo do radar HÍBRIDO (AESA-MECÂNICO) do Gripen E.
4) A frase dita ” O Programa Gripen NG conta com o apoio TOTAL do governo sueco.” absolutamente não condiz com a realidade. E este FATO é AO MESMO TEMPO a maior virtude e o maior perigo da escolha do Gripen para a FAB.
O governo sueco APOIA TOTALMENTE o programa do Gripen E-SW e SÓ meus caros.
Já os Gripen E-BR, Gripen F-BR e o Sea Gripen E ou F-BR só verão seu progresso se forem APOIADOS TOTALMENTE pelo GOVERNO BRASILEIRO e pagar direitinho a Embraer para desenvolver as variantes de suas aeronaves.
Principalmente o Gripen F e a variante da MB, cujo o desenvolvimento vai ser feito AQUI no Brasil terá que ser bancado por nós, aí mora tanto a grande chance de aprendizado tecnológico mas também onde MORA o perigo da incompetência econômica ou de prioridade em contingenciamentos futuros.
Como penso que o s primeiros Gripen E-BR só estarão prontos de 2 a 3 anos DEPOIS do primeiro Gripen E-SW entregue é que eu defendo (caso não se resolva definitivamente a cessão dos suecos ou sul-africanos Gripen C/D TAMPAX) que o Brasil negocie a atualização dos airframes Mirage 2000 brasileiros dentro do programa de atualização dos Mirage 2000 indianos com cláusula de opção de venda posterior para ÍNDIA.
Quem ACHA que o governo sueco vai apoiar TOTALMENTE o desenvolvimento das variantes brasileiras do Gripen e da futura variante naval está só se enganando ou acreditando em conversa da SAAB para boi dormir…
Quem tem de GARANTIR TOTALMENTE os Gripen brasileiros é o governo do país pagando o contrato religiosamente e estando pronto a financiar os custo EXTRAS que podem incidir pelo desenvolvimento das nossas variantes e por demandas de aperfeiçoamento futuros necessitados pelos seus operadores FAB e MB.
Gilberto,
Bem observado. A SAAB vai aguardar a possibilidades de mercado aqui na América do Sul para decidir até que ponto vai atuar e se envolver no desenvolvimento das outras versões BR.
Na versão embarcada, só o Brasil “tem” NAer por aqui. Se até lá alguma outra Marinha obtiver um Naer, ou se o Brasil bancar duas frotas, a SAAB vai atuar no próximo no Projeto.
Com relação ao biplace, vejo mais possibilidades de outros países se interessarem, o que aumenta as possibilidades de mercado.
Desaposentar os Mirages 2000 para depois atualizá-los por uma fortuna para ao final ter um aparelho que é inferior ao Gripen C/D ao invés de alugar algumas células dos aludidos caças junto à Suécia? Definitivamente uma decisão “Jenial”……rs!
No mais, apenas as velhas lamúrias de quem até o presente não aceitou a escolha da FAB em detrimento ao malfadado arroubo político etílico do dia 07/09/2009
Interessante é observarmos que o Gripen NG não está em escala de fabricação, nem mesmo existe este protótipo final ainda. Mas também é importante é observarmos que não é conhecido os resultados do F22 e do F35 em ação.
Pq não Gripen C/D então?
Sds.
Sem dúvida alguma o caça Gripen NG é à altura do Brasil , li uma vez que a VOLVO AERO esta produzindo seu próprio turbina do caça e melhor que a GE .
Esperar mais para ter certeza
Estava vendo os dados do F16 vi que náo é muito diferente do gripen. O governo poderia comprar alguns mais modernos que estáo sendo utiizados.
pessoal, sou leigo no assunto e por isso gostaria de saber sobre o f-35 li muita coisa falando mal dele se comparado com os russos… dizem que o f-16 é melhor… e o gripen se comparado a outros avioes que estao no mercado é um oponente serio? grato
O Gripen NG irá se tornar a “espinha dorsal” da FAB num futuro próximo, mas mesmo assim não seria necessário um modelo de aeronave melhor para garantir a superioridade aérea do Brasil pelo menos na America do Sul? A Índia tem uma variedade de aeronaves em diferentes categorias, não entendo muito bem a lógica deles, isso pode servir de exemplo pro Brasil de alguma forma?
Ibanez
O ideal seria a implementação desse mix de aeronaves pesadas e leves… Pelo menos 1 esquadrão de superioridade aérea equipada com um vetor com maior capacidade de carga e um raio de combate maior sem necessidade de reabastecimento.
O problema é que essa questão esbarra no orçamento e na dificuldade de logística , eu mesmo levantei uma questão semelhante, de que a MB operasse dois esquadrões de caças bombardeiros SU-34…
Tudo depende da intenções e da estratégia de defesa da força e logicamente de seu orçamento disponível… do ponto de vista estratégico seria uma escolha acertada.
Topol,
Nesse quebra-cabeça, falta uma peça na estratégia aérea, na qual você citou o SU-34 (perdão pelo SU14 citado por mim anteriormente) como protagonista. Temos certeza, eu acho, que não será o SU-34.
Pra mim, guardado as devidas diferenças operacionais e técnicas, o caça que vai exercer esta função será o A-10 revitalizado, que estão para ser retirados de serviço na USNAVY. Atenderia também aos anseios da Marinha, sem falar das doutrinas operacionais que ganharíamos. Tem nas turbinas o mesmo fornecedor o que facilitaria a manutenção com o os Gripens. O preço deverá ser bem menor, sem falar no afago que faria no Tio Sam, só par não dizer que eles não estão sendo lembrados.
Desculpe Paulo mas para Apoio Aproximado e ataque já temos os AMX…
A USAF está aposentando os seus A-10 devido a restrições orçamentárias, também para dar lugar o F-35 mas também devido ao desgaste e rachaduras detectado nas asas da maioria dos aviões que compromete seriamente sua disponibilidade, necessitando de substituição das mesmas… além do que o raio do A-10 é de apenas 460 km, muito pouco para a Marinha e o único míssil ar-solo é o Maverick, anti tanque portanto pouco eficaz contra navios já que teria que se aproximar demais para lançar e a essa altura teria sido abatido bem antes…
Ademais eu sugeri o SU-34 para a Marinha, que é um avião que tem um propósito bastante diferente do A-10, para realizar missões de interdição naval… o alcance dele com três tanques extras permite partir de Natal e cruzar o Atlantico sem reabastecimento e fazer uma visita a costa da África por exemplo, reabastecendo apenas para voltar… ou então uma patrulha de ataque com RAIO DE AÇÂO de com mais de 2000 km levando um míssil anti navio pesado de 1500 kg como o Yakhont… O Atlântico Sul praticamente inteiro estaria ao nosso alcance com um vetor supersônico bem armado e baseado no solo.
Topol,
Capitulo diante de seus argumentos. Mas acho que você não acredita também que a MB terá este suporte econômico e político para exercer toda essa projeção de força, o que seria excepcional se acontecesse. Vamos ficar divididos entre o que podemos e o que temos à disposição.
Com relação ao combate naval penso que nosso principal vetor vai ser o Exocet MM40 na plataforma EC725 ou embarcado. Acho que vai ficar faltando este vetor de longo alcance.
Como não muito é conhecido sobre o Sisgaaz vamos precisar esperar para saber desta arquitetura tática que a MB tem em planejamento.
Com relação ao AMX, ele será substituído pelos Gripens, segundo se cogita.
E, com relação ao A-10, li em um artigo que, devido aos problemas do F35, inclusive no modelo naval, há uma ala dos pilotos da Marinha, que adora o A-10, e deseja revitalizar, prolongando sua existência, principalmente por causa deste problema na asa.
Você sabe algo sobre este assunto?
Paulo…
nem a US Navy nem o USMC operam ou já operaram
o A-10. Provavelmente muitos “marines” devem suas
vidas ao A-10, mas, eram da USAF .
Dalton,
Você está absolutamente certo. O Topol já tinha citado e errei ao considerar ações no Kosovo e dos marines no Iraque, apoiados pelo A-10, e cometi este engano.
A felicidade dos marines ou o desejo dos pilotos da Marinha pela permanência dos A-10 provavelmente está no fato que quando eles atuaram no Iraque os A-10 já tinham causado um estrago enorme na artilharia antiaérea inimiga e as nas divisões blindadas, acredito, então, que foi neste contexto que falaram.
Topol, o IDEAL esta longe de aconrtecer e pior ainda, talvez nunca aconteca na terra brasilis………….ate hoje nao vi o ideal acontecer neste pais e ja nao tenho duvidas q nunca verei nesta vida (ja passei dos 60 rsrsr)….Sds
Pior Celso, são só projeções e sonhos mesmo… nunca veremos isso por aqui.
Acho o Gripen uma boa escolha mas, 36 muito pouco para um país de dimensões continentais, espero que com as baixa dos AMX e dos F 5, o Brasil reponha rápido esses caças com os Gripen, e que venha o Sea Gripen, mas com o São paulo tá brabo hein!
Amigos,
Detesto esses artigos recheados de adjetivos, erros de tempos verbais (colocando o futuro desejado em tempo presente). É um trabalho insano tentar tirar alguma informação de dentro de tanta propaganda. Não consigo identificar o que teremos, se teremos, e quando. Acho que já passou da hora de apresentar propaganda. A seleção já foi feita e o contrato está assinado. Temos que investir e trabalhar para ter esse nosso Gripen.
Abraços,
Justin
Justin……corretissimo…..achismo demais antes da hora…….Sds
Vejo que os animos estão freneticos , só nóis resta espera pra ver que frutos iremos conher , como sou otimista sei que iremos conher bons frutos do Gripen NG , ñ se esqueçam quêm possui o conhecimento possuirà o futuro.
A única ameaça real capaz de por em risco a soberania brasileira será por parte de uma super potência, e contra uma super potência ou se é uma super potência ou somente através da resiliência. .. gripen ng atende perfeitamente nossa realidade…
quando ele estiver voando….hoje temos q tomar cuidado ate com o evo morales kkkkkkkkk
Alexandre….o maior inimigo esta aqui dentro mesmo….seu povo, suas instituicoes carcomidas, seus politicos, seus empresarios q sabem muito bem praticar a usura,…….enfim……..a lamentar atualmente e a quase certeza de q nossos militares (comandantes) se vergaram ao atual status quo do poder. Acredito q neste momento nao podemos contar c eles. Sds
O brasil vai comprar o capacete inteligente da Saab? O cobra HMD
Quando não tem reclama quando tem reclama isso e Brasil há 30ou 40 anos não dinhamos nada e agora temos nossos filhos pelo menos vão ver algo novo no pais um exercito força aérea marinha com novas armas muito mais moderna do que tivemos a coisa ta feia mas nossos filhos vão ser tar bem amém
Bom, acho que os americanos devem cancelar o F35 e vender seus F22 e comprar o Gripen, já que ele é o melhor em tudo.
Com certeza foi a melhor escolha dentre as opções, mas esse texto extrapolou todos os limites da razoabilidade e da realidade.
Talvez o NG seja um ótimo caça, mas existem outros acima dele hoje, imagine daqui 5 – 10 anos.
Eles ja compraram supertucanos pra realizar engenharia reversa hein kkkkk
Pampa,
Essa é a sua opinião, e eu a respeito, mas, não concordo!
Vamos esperar para ver quem tem razão…
Perfeito Guilherme.
Nisto concordamos 100%. Vamos aguardar.
Além do mais, o contrato já está assinado e só nos resta torcer para que não haja mais atrasos…
Guilherme eu espero sinceramente que vc esteja com a razao….e nao o nosso amigo dos pampas…porem estamos no Brasil nobre amigo…e por aqui nem semre a razão funciona…isso nao significa que eu nao acredito no meu pais…nao acredito e quero crer que a maioria tbem nao acredita mais e em nossos governantes…hoje tenho 40 e espero sinceramente chegar aos meus 50 vendo um brasil muito maior em superioridade aerea do que nosso amigo chile que sabe fazer muito bem o dever de casa…tenho pena de nossos militares que se esforçam pra defender o nosso pais….agora sao muito mal assistidos pelo nosso governo, meses atraz eu acho li uma reportagem que 5 militares foram incumbidos de matar u s cachorros num de nossos BATALHOES que estavam incomodando e lhes foram dadas 7 balas….os coitados erraram todos os tiros e nao mataram nada, pois mal tem municao para treinar, dai eu me pergunto sera que estaremos engessados quando precisarmos efetivamente de nossas forças armadas, um pais com nossas dimensoes, com nossas riquezas, ja deviamos ter no minimo 2 porta avioes, varios caças de ultima geracao comprados ou não, ou estou redondamente errado e estou dizendo besteiras aqui, afinal somos um pais da PAZ, que paz vemos gente morrendo todos dia aqui mesmo, se tivessemos mesmo forças armadas equipadas a 100%, militares do exercito nao diriam que subir nos morros cariocas e uma missao mais dificil do que ir pro haiti. Cansei e tanto absurdo e tanto descaso com nossas forças armadas que da pra escrever um livro, triste, mais um livro.
Com certeza Guilherme, vejo muita opiniões sem bom censo. A compra do Gripen NG veem de encontro as necessidade atuais da FAB, e antevendo as futuras é que foi solicitado ao fornecedor modificações. E é nestas que existirá o compartilhamento (desenvolvimento em conjunto Saab e Embraer), bem como, tem que ser entendido que o caça já existe em pleno funcionamento em outras forças aéreas de alguns países, o NG terá uma especificações a qual atenderá a FAB (a qual já estudou com muita profundidade técnica e exaustão nesse período de avaliação). Tem que ser considerado o fato que o Gripen NG terá um custo operacional bem menor e o fato econômico em seu desenvolvimento em nosso país (geração de emprego, varias empresas nacionais participarão da construção, transferência de tecnologia e posse do código fonte, a Embraer poderá vender e fabricar o produto para qualquer país interessado no Gripen NG). Em fim tem muito a se esperar e aprender.
Os comentários aqui postados mostra com absoluta clareza que opinião é que nem b…a.
Cada um tem a sua!
De fato o F5-NG, é/será um caça moderno. Para os padrões da FAB sem dúvida será um caça moderno. Será um avanço para quem opera F5-EM. Mas será (tenho dúvidas) que ele atende aquilo que o Brasil precisa? Ele tem a capacidade de ser a ‘espinha dorsal’ da nossa Força Aérea? Pelo que que tenho lido não. É um caça pequeno, com pouca capacidade de evolução (tem pouco espaço). Como a versão final dele ainda não está pronta, não sabemos o seu peso (o quanto aumentou com relação ao E). Será, como um caça pequeno que é, um caça com pequeno alcance. Claro não falarão argumento a favor dele, afinal atende aos requisitos da FAB. Requisitos minimalistas, eu posso dizer. Da para levar a sério uma escolha em que sequer o avião tenha voado? Como testar algo que não voou. E o seu motor, será fabricado aqui? Parte dele será? onde será feita a sua manutenção?
Pampa,
Como você mesmo escreveu que “a versão final dele ainda não está pronta”, então também não pode afirmar que terá pequeno alcance… com relação ao motor, os dos demais concorrentes do F-X2 seria fabricado aqui? ou parte dele seria? e a manutenção? Lembrando que o Gripen usa (e o NG usará) o mesmo motor de um dos concorrentes derrotados.
Pode ter certeza, a FAB sabe o que está fazendo e teremos um bom caça! nós optamos por desenvolver e não comprar algo pronto e “engessado”.
Abs
Desenvolver oq? Isso é uma falácia. Não engulo este argumento de desenvolvimento conjunto. Estamos apenas pagando para Saab construir algo. Comparado ao projeto do AMX é uma regressão.Estamos/iremos aprender menos. Como ficará o radar? E me desculpe, mas compramos algo pequeno e “engessado”.
Sr Pampa.
Varios colegas estão tendo a oportunidade de ir a suécia, colocar a mão no projeto, no código fonte, na integração de hardwares, e sem contar os que já estão sendo treinados para montar a aeronave aqui. Isso é o melhor desenvolvimento conjunto que já compramos. E comoara ao AMX… Bem, o AMX é bem arcaíco se comparado ao NG… Tem muito mais conhecimento envolvidos. Desta forma, é um progresso, e dos grandes.
Sds.
Me permita discordar. Comparado ao projeto AMX onde aprendemos muito e fomos parceiros de fato da Aermachi e Alenia, é um total retrocesso. O que faremos no que concerne ao radar no F5-NG? Nada. Motor? Nada. Além do mais, o radar do NG não é e nem será o mais moderno e capaz. na vardade ele é uma guambiarra, vendida como o supra sumo do boteco. Mas como diz um post de um colega, o contrato já foi assinado. Agora é tocer, torcer para que eu e mais alguns abnegados pela defesa desta Nação estejamos errados.
O senhor sabe de quem é o motor empregado no AMX?
A SAAB não faz o motor do Gripen. Assim como não existe empresa que fabrique 100% de um caça.
O Raven de segunda geração pode não ser o melhor radar do mundo, mas com certeza não é algo que se encontra em qualquer buteco. E vamos fazer certas parte do radar em terra brasílis, aguarde.
Mas concordo com o senhor no ponto de ser cético. Ceticismo faz bem, ainda mais se aplicado a um investimento que envolve o seu dinheiro.
A marinha constrói estruturas grandes como submarinos nucleares, a UFEM e os estaleiros:
É considerado mania de grandeza ou megalomania.
A FAB compra/desenvolverá aviões considerados pequenos que não atendem o Brasil:
É considerado pequeno.
E aí, como é que se resolve essa equação? Colocar a FAB para operar submarinos e estaleiros e a marinha para operar os caças NG (além dos Sea gripen)? É como se as forças armadas tivessem que agradar gregos e troianos para serem respeitadas. Qualidade é o que deve prevalecer nesses arsenais para que atendam o objetivo para o qual foram adquiridos, independente do tamanho.
Belo avião, parabéns á FAB!
Na minha opinião a MB deveria operar dois esquadrões de 12 caças bombardeiro SU-34, um no Rio de Janeiro e outro em Natal e comprar também o Yakhont…
Com submarino nuclear, patrulha dos P-3 modernizados, Su-34 e escolta dos Gripens o Brasil teria condições de defender a Amazônia Azul.
Por que comprar SU-34 quando o Gripen armado com RBS 15 e apoiado pelo KC-390 pode fazer o mesmo e sem prejudicar nossa logística?
Sou muito mais a favor de dotar primeiro a FAB de 36 futuros Sea Gripen (já que esta opera os P3) e eventualmente operarem também apartir dos navios da MB e ao longo da costa. Seria mais que suficiente para nossas realidades, e teriamos mais aviões para operação em porta aviões, ou cobrir indisponibilidades.
Sds.
Bardini,
Se não intendi errado, acho que o Topol considerou a carga e variedades de armamento do SU14, deixando assim os Gripens mais livres para os combates diretos.
Se você levar em conta carga bélica, ok. Plausível. É um argumento. Raio de ação? Também é um bom argumento. Variedade de armamento? Mas pra que se criar mais uma cadeia de logista com coisa que nem se conhece?
Além do mais, o gripen, em missão de interdição naval aimda pode prover sua própria proteção. Não é necessário ter mais um vetor consumindo recurso quando se tem um que faz tudo e bem feito a um preço justo. Nosso bolso agradece.
Sds ao colega.
Obrigado Bardini.
Alguém furtou o perfil do Topol e de um tempo pra cá passou a viajar na maionese.
Por que Felipe, não entendi, seja mais claro, o que você quis dizer com isso ?
Dois esquadrões de bombardeiros SU-34 baseados em Natal e no Rio de Janeiro proveriam a Marinha com um raio de combate totalmente armado com 12 toneladas de armas (um exagero) de mais de 1000 km, isso sem tanques extras, ou então 1 único P-800 Onix (Yakhont) de 1500 kg e três subalares esse raio passa a 3000 km sem necessidade de REVO, ou seja, capacidade para trancar o corredor Atlântico caso seja necessário e mandar um Destroyer para o fundo ainda bem longe da costa.
Eu gostaria que a MB tivesse essa capacidade sim e o SU-34 + P-800 faz exatamente isso.
Não sei se o Su-34 está disponível para exportação, más é sem dúvida um caça bombardeiro naval sui generis. Acredito que ele realmente teria capacidade de trancar o atlântico. Caso fosse possível adquiri-lo e opera-lo sem restrições, nossa capacidade de ofensiva e defensiva aeronaval se elevaria a um patamar dissimilar de respeito.
Exatamente Paulo
Carga, variedade de armamentos e raio de ação excepcionais… seria um excelente vetor de interdição naval.
Sonhar e não ter a vergonha de ser feliz…to sonhando junto com vc topol…nao tao junto ok que fique claro….rsrs….eu gosto de ler os posts dos entendidos….porem fico triste com a realidade ;(….teve gente aqui que disse que nossos filhos vão ver isso…se perguntem em algum dado momento tivemos forças armadas capazes de dissuadir ou mesmo retardar o ataque por um determinado periodo os verdadeiros interessados na nossa Amazonia, nossas riquezas, nossas mulheres, etc,,,,,,, e não falo dos coitadinhos dos Paises da América do Sul? Por favor nobre topol, me responde se ao longo da historia tivemos em algum momento esta bala na agulha?
Podemos então dizer que o Gripen NG é um “T-34” dos aviões do século XXI?!
“O Gripen NG é o caça mais ágil do mundo em combate de perto” vai te muito fanboy que não vai gostar de ler isso.
O Gripen é o melhor investimento já feito pelo Brasil na área de Defesa , vale cada centavo investido e se encaixa como uma luva para a FAB .
Ficaria legal um comparativo com o SU-35, F-22, F-35 e PAK-FA , mesmo que alguns deles sejam de gerações superiores, mas para que o publico tenha um ideia real do que o Governo esta comprando de verdade.
Bela aeronave ,vai nos levar a um patamar de excelência no combate aéreo .
Como anda o leasing ou a compra dos Gripen Ce D?
“O Gripen NG é realmente um caça multiemprego”.
“O Gripen NG é realmente um caça centrado em redes”
Trocaram o “poderá ser” pelo “é”, como se ainda não faltassem 4 (quatro) anos, no mínimo, para o caça vir a existir!
O Gripen sairá, é fato, e nestes próximos anos iremos absorver muito em conhecimento atuando no desenvolvimento e fabricação dos componentes do caça. Ou dúvidas da seriedade da SAAB?
Sds.
poderiam fazer uma matéria comparando com o SU-35
se o governo realmente se importasse com as forças armadas,seria legal se eles comprassem o SU-35,um esquadrão misto com os gripens imporiam respeito internacionalmente…
Por que o Su-35 ? Por que não o F-18 , Rafale ou EF2000?
Senhor carlos…
O SU-35 foi descartado pela COPAC… E esta escolheu o Gripen…
Se dependesse do govero estariamos com o Rafale…
E não haverá mix com um outro equipamento multifunção, ainda mais de origem russa.
Sds.
Gosto dos equipamentos russos, mas não acharia legal a FAB adquirir uma aeronave russa porque teria que haver uma mudança total de doutrina, já que a FAB está toda doutrinada com os sistemas ocidentais.
bom,na minha opiniao,o rafale é uma otima opcao tambem,mas acho que,dependendo do tipo de negociacao,poderia haver total transferencia tecnologica do SU-35 para o brasil.
o Rafale seria mais adequado para a marinha brasileira,na minha opiniao…
mas entre o F-18,Rafale,Thyphoon e SU-35,fico com o rafale e o caça russo,que na minha opiniao sao mais bonitos e avancados…eu ficaria feliz com um esquadrao misto com qualquer um dos 2
Esquadrão misto é sinônimo de pesadelo logístico. Quanto mais se a aeronave é russa. Quando o Moreno liga os motores de seus SU-35 em El Libertador, os consoles do DACTA-IV piscam mais que árvores de natal com LED chinesas.