Por Virgínia Silveira
Reportagem atualizada do dia 30 de junho, para corrigir título e a informação sobre arrendamento. A Força Aérea Brasileira ainda não tomou decisão em relação ao arrendamento de 12 caças Gripen C/D. O aluguel de aeronaves ainda está em estudo.
Segue matéria corrigida.
A Força Aérea Brasileira ainda estuda o projeto de arrendamento de 12 caças Gripen C/D, modelo antecessor da nova geração NG, que está sendo adquirida pela Força Aérea Brasileira (FAB). Em função do ajuste fiscal nas contas públicas, a FAB estuda também, como alternativa, antecipar o uso do simulador de voo do Gripen NG. “Diante da atual conjuntura de ajuste fiscal, o Comando da Aeronáutica começou a avaliar, como alternativa, a possibilidade de antecipar o simulador de voo do Gripen NG, como forma de propiciar a familiarização dos pilotos e mecânicos com a nova plataforma”, disse o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), brigadeiro Alvani Adão da Silva.
Além do treinamento dos pilotos propriamente dito, segundo Alvani, o simulador também permitirá uma melhor avaliação das potencialidades do novo caça e até a possibilidade de serem sugeridas mudanças na plataforma, no sentido de melhorar a sua performance. Segundo o diretor da DCTA, “a desativação das aeronaves Mirage F-2000, em dezembro de 2013, fez com que o Comando da Aeronáutica adotasse a solução interina de alocar, no 1° Grupo de Defesa Aérea, aeronaves F-5 EM, como forma de preencher precariamente uma lacuna operacional, até o recebimento das aeronaves Gripen NG.
Durante o ano de 2014, o Comando da Aeronáutica iniciou as tratativas com o governo sueco com o objetivo de avaliar a possibilidade de eventualmente utilizar aeronaves Gripen C e D, a partir de 2016, com o mesmo propósito e também como forma de propiciar a familiarização dos pilotos e mecânicos com a plataforma Gripen. Porém, diante da atual conjuntura de ajuste fiscal, o Comando da Aeronáutica está reavaliando a viabilidade do projeto em tela”.
FONTE: Valor Econômico
Acho que além dos simulador do gripen, a FAB deveria pensar pra no futuro construir um de força G, uma centrifuga aos moldes da que os suécos possuem!
Bem que eu disse que esta informação DEFINITIVA estava bem acima na hierarquia da FAB do brigadeiro comandante do DCTA…
Ou a repórter ou o brigadeiro se passou nesta….
Seria uma acertada decisão.
O tempo de espera até a chegada do NG seria muito bem utilizado com os simuladores, alias ganhando experiencia para a operação real das anv quando entregues.
Perfeita decisão em tempos de sequestro do orçamento.
Cada vez que leio sobre isso ,fico mais confuso com as explicações do DCTA.Como vão entregar um simulador sendo que o avião que vai ser simulado ainda não existe ? Mecanicos vão se familiarizar somente com o cockpit do simulador??
……………..bem, já que não tem o caça usa o simulador……não dá pra ficar com tal acessório parado..coloca o pessoal pra treinar ……… certíssimo………