Delegação deve se reunir com governantes do país nórdico e visitar a companhia responsável pelo desenvolvimento do futuro caça da FAB
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata, acompanha o ministro da Defesa, Celso Amorim, em viagem oficial à Suécia nesta quinta (3) e sexta-feira (4).
A comitiva brasileira se encontra com dirigentes do país nórdico e visita a fábrica da Saab, companhia responsável pelo desenvolvimento dos aviões de combate Gripen NG, futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB).
Em Estocolmo, a delegação tem encontros marcados com a ministra sueca da Defesa, Karin Enström, que esteve no MCTI em novembro de 2011; o primeiro-ministro do país, Fredrik Reinfeldt; e a rainha Silvia da Suécia.
No segundo dia, o grupo parte para a cidade de Linköping, onde conhece as instalações da Saab e simuladores de voo do Gripen NG, além de se reunir com o presidente da companhia, Håkan Buskhe, que participou, em fevereiro, do primeiro encontro com o governo federal a respeito do processo de transferência de tecnologia para empresas e instituições brasileiras.
Também devem integrar a comitiva o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Siqueira, o comandante da FAB, Juniti Saito, a secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloisa Menezes, e o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider.
Estas viagens serão tão comuns o quanto se imagina, afinal, são parceiros em um negócio multimilionário.
Nada demais, alias, tem de ir mesmo pois estamos pagando uma bela grana e quando digo “estamos”, é literalmente todo mundo.
Eu, você quem esta lendo, o editor e todo cidadão deste país.
Portanto, vão e façam o que são pagos para fazerem.
TRABALHEM!!!
E tragam resultados!!!..
Senhores,
de fato, nem tudo que tá na web é verdade….ainda mais quando se trata de concorrência de material bélico….MAS, o fato é que a o texto tá na mídia, e mídia SUÍÇA…
Todos sabem que o Gripen está participando de um certame na Suíça para equipar a Força Aérea local, e claro, “noticias” pipocam a todo momento detonando a aeronave ou enaltecendo-a…principalmente nesta reta final em que o “povão” suíço irá votar se aceita ou não que o Gripen faça parte do inventário da Schweizer Luftwaffe.
O fato é que deu no Site suíço Tages Anzeiger o seguinte informe: “Políticos e especialistas em segurança temem que os EUA possa controlar os caças Gripen pela porta dos fundos na caixa de rádio. Um especialista em aviação explica se isso é possível.”
Neste caso. estaria em xeque. o Sistema de rádio, desenvolvido pela empresa Rockwell Collins, que supostamente permitiria o monitoramento pela NSA de toda comunicação e até das imagens capturadas pelos caças….
Será que seria noticia de 1 de abril…??? Sei não….
Confira….
http://www.tagesanzeiger.ch/schweiz/standard/In-jedem-Kampfjet-steckt-Technik-aus-den-USA/story/21191301
Grato.