O prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho (PT), afirmou nesta quarta-feira, em evento em Brasília, que a operação da fábrica da Saab na cidade para construir os caças Gripen, que serão vendidos ao governo brasileiro, deve começar em 2015.
“A Saab está discutindo com os técnicos da Aeronáutica o contrato e calendário. Esperamos lançar ainda este ano a pedra fundamental da construção da fábrica e que a operação comece em 2015”, afirmou.
A Saab estima investir U$ 150 milhões na construção da fábrica para produzir os caças, que custarão U$ 4,5 bilhões ao país. A entrega dos primeiros caças, contudo, ainda vai demorar alguns anos, disse Marinho.
FONTE: Valor Econômico
A meu ver o mais importante, é que todo o conhecimento de integração de sistemas tenha sido repassado para o Brasil, (Embraer). Isso começa com um “rig”, espécie de simulador de todos os componentes digitais e eletrônicos do avião, que capacitará técnicos da FAB e da Embraer a fazer suas próprias programações.
Vão vim os Gripens para copa
Não sei se estou correto, mas não seria mais coerente que esses caças fosse produzidos (montados) nas linhas industriais da Embraer Defesa e Segurança? Digo ter a Embraer com a principal receptora das tecnologias críticas e posterior produtora (ou montadora) desses caças. Não era esse o intuito do programa FX-2?
Germano, a fábrica prevista de US$ 150 milhões na cidade de São Bernardo do Campo, fará parte das asas do avião, que serão enviadas para a unidade da Embraer em São José dos Campos (SP). A responsável por essa montagem será a Akaer empresa também instalada em SJC a qual já produz partes importantes do Gripen, juntamente com a Embraer que será a receptora de toda essa tecnologia envolvida.
Então o título da matéria está errado.
Ele está dizendo que o caça vai ser produzido em SBC em 2015.
ora, partes dele vão ser produzidos lá, mas realmente, deixa uma dúvida no ar.
A embraer não produz tudo oque compra. os trens de pouso e algumas partes de jato se eu não me engano são feitas pela Akaer, e assim vai. Várias empresas estão por trás da linha de montage. Oque a embraer fz e ará com os caças é a integração das partes e sistemas. E outra, por que vamos colocar tudo numa mesma empresa que pode ser comprada por investidores estrangeiros? Seique é BR e talz, mas compartilhar certos conhecimentos é muito bem vindo.