Representantes da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional do Brasil e da agência sueca de crédito à exportação (Swedish Export Credit Corporation-SEK) assinaram nesta terça-feira (25/08) o contrato de financiamento que permitirá a aquisição e o desenvolvimento dos caças Gripen NG. O contrato comercial inclui a compra de aeronaves de combate, suporte logístico e compra de armamentos necessários à operação dos caças. É a etapa final para o início da fabricação dos novos caças.
O evento foi realizado na Embaixada do Brasil em Londres, às 10h (horário de Brasília), e contou com as presenças do embaixador Roberto Jaguaribe e do Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Franciscangelis Neto.
A assinatura encerra as negociações e inicia a fase de execução do contrato comercial, concretizando uma aliança estratégica entre os países. As 36 aeronaves atenderão às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) nos próximos 30 anos.
O ministro Jaques Wagner ressaltou a importância dessa etapa do projeto, depois de um longo processo entre os países, iniciado em dezembro de 2013. “A assinatura do contrato financeiro do Gripen NG é de fundamental importância já que encerra a fase negocial e inicia a fase de execução do contrato comercial, com aquisição e desenvolvimento dos caças, concretizando, assim, uma aliança estratégica entre Brasil e Suécia”, destacou.
As taxas de juros negociadas pelo Ministério da Defesa e que integram o contrato financeiro são de 2,19%, permitindo ao governo brasileiro uma economia de até R$ 600 milhões. Com os percentuais definidos, e a aprovação do acordo pelo Senado Federal brasileiro, o Ministério da Fazenda autorizou a operação de crédito externo no valor de até 245,3 milhões de dólares (armamento) e 39,882 bilhões de coroas suecas (aeronaves e suport Adidância Londrese logístico).
Histórico
A escolha do Gripen NG foi anunciada em dezembro de 2013. O contrato comercial com a empresa sueca SAAB inclui a compra de aeronaves de combate, suporte logístico e compra de armamentos necessários à operação dos caças.
A Força Aérea Brasileira receberá 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e, a última, em 2024. O contrato prevê ainda a fabricação de 15 das 36 unidades no Brasil, incluindo oito unidades de dois lugares, um modelo criado especialmente para a FAB.
A participação do Brasil no desenvolvimento do projeto dará à indústria aeronáutica brasileira acesso a todos os níveis de tecnologia, incluindo os códigos-fonte do Gripen. O programa de transferência de tecnologia, que contempla U$$ 9,1 bilhões, incluirá itens como a integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave, além do intercâmbio de conhecimento com mais de mais de 350 brasileiros indo a Suécia para treinamento.
O ITA não pode ficar fora disso, seria um erro, 350 engenheiros e técnicos , poderiam ser formados aqui no brasil mais 1500 experts nesse caça.
Bom dia Sr. Filipe
Sei que não foi proposital, mas rogo que da próxima vez que se referir ao Brasil, o faça em letra maiúscula. Pode parecer uma filigrana, mas é apenas um reconhecimento a uma regra de linguagem escrita, além do nome de uma grande nação.
Quanto a participação do ITA, esteja seguro que as informações sensíveis, tanto tecnológicas, quanto comerciais e operacionais, estão sendo bem guardadas e cuidadas, dentro do espírito de transparência sem deixar de proteger os interesses nacionais.
Confie nos nossos Oficiais do EM da FAB que, sob o Comando do grande Soldado Juniti Saito, desenharam e construíram este projeto; que é uma preciosa obra de engenharia financeira e uma avançada estratégia de Defesa.
Mais uma vez, dentro de um cenário de várias restrições, provamos que temos gente à altura do nosso destino vitorioso.
Depois de séculos de escravidão e atraso, de domínio econômico e cultural, ainda somos capazes de manter a uma nação unida. Uma nação de extensão continental, multi-racial, falando o mesmo idioma.
Será que isso não revela alguma coisa ?
Quem será que manteve a amálgama desta união ?
Quantos Catalinas tive de consertar para poderem chegar até as fronteiras das Guianas ?
Quantas missões salvaram vidas e mantiveram as nossas fronteiras inteiras ?
Tudo isso construiu, não o melhor, mas o que foi possível dentro de extremas restrições que nos foram impostas… desde fora.
Mas…aqui estamos.
Parabéns a FAB, parabéns a SAAB também e, mais do que tudo..
Obrigado Brigadeiro Sato.
Parabéns José Carlos, a melhor e mais patriota resposta. Tenho muito orgulho de ser brasileiro e como tal também confio nessa magnânima nação.
Muito obrigado Luis Alexandre
Há de concordar que muito devemos ao Brigadeiro…Aliás o Brasil inteiro…Um grande abraço
Maravilha ! agora é só esperar 2020.
Alguém sabe algo real dos Gripen C/D tampões até virem os E/F, uns falam que vai ser leasing, outros que vai ser compra, outros que vamos de F-5 e que não vai ter os C/D?
Senhores,
A maior parte da demora é da necessidade do Brasil. A Suécia, além de transferir tecnologia, também é responsável em formar e certificar as empresas, engenheiros e técnicos que farão parte do processo.
Acontece que aqui no Brasil vai ter empresa que vai sair da lâmpada incandescente direto para a lâmpada led, e poucas estão em condições de absorver em curto espaço de tempo várias tecnologias. Daí esta necessidade de encher o copo conforme for esvaziando.
O que não dá para entender é a aparente distância do ITA em relação à assimilação das tecnologias. Espero que muitos docentes viajem para Suécia a fim do ITA tenha sua devida evolução acadêmica.
Isto e Brasil para roubar e em segundos para comprar anos luz presiçaremos nascer 2 vezes muitos armamentos nem vamos ver completos como nae os navios anfibios e os guarani kc390 entre outros isto tudo ta uma tristeza só pois so tenho 48 anos levara no maximo 30 anos para tudo estar pronto
OFF Topic.
Russia iniciará os testes com armamentos no T-50
“Russia fifths generation fighters starts missile testes – commander” fonte TASS.
Em tempo: Willhorv, concordo contigo em parte, com o dinheiro do “petroduto” seríamos realmente uma potência militar, ainda mais que este “petroduto” existe a mais de 30 anos, pena que também não foram investigados os períodos anteriores, pois se assim fosse, conseguiríamos recuperar bem mais grana do que foi recuperada até agora e conheceríamos mais nomes de ladrões de outras épocas, concorda? Sendo assim também poderíamos criar a VALEDUTO, para sabermos o por que desta gigante nacional à época, ter sido “vendida” por um valor inferior ao que existia em seu próprio caixa, concorda2?????
Oh Plínio Jr. vá ser pessimista assim em Londres. Não tem mais volta amigo, mesmo que alguns assim o desejassem. Este governo está fazendo o seu papel, ao contrário de outros que nada fizeram de concreto a não ser literalmente muito nhem…nhem…nhem..
Fico incomodado com o fato de parte da tecnologia do Gripen ser inglesa. Os ingleses não são muito diferentes dos americanos nas restrições e embargos quando lhes convêm. Também não são muito confiáveis; só lembrando que a espionagem da NSA foi feita em parceria com eles.
Pois é Ibanez, e acho que por esses motivos que você citou explicam o porque da assinatura do contrato em Londres. Os Bancos Londrinos estão pelo meio desse financiamento?
Quais armamentos? Alguém se habilita a uma informação sem especulações?
Mas fico meio triste com isso …. 2024?? 9 anos pra entregar 36 aparelhos!!! Se bobear um piloto que for designado para voar nos primeiros vai estar na reserva quando o esquadrão for completado… Muito tempo para as coisas acontecerem aqui….a não ser os desvios, que são na velocidade do “petroduto” e os montantes davam pra transformar este Brasil em potência….
os misseis SERAM Meteor Iris T A Darter e o Derby
Depois de décadas e tudo o que passou, só vou acreditar neste processo somente quando a 36a aeronave ser entregue a FAB…até lá muita coisa pode acontecer…..
É também nāo entendi essa! Porque assinar um contrato entre o Brasil e a Suécia em Londres na Inglaterra? Mas de qualquer forma gostei, finalmente, que venham os gripens ng!!!
Pra mim, o Brasil ta começando agora, ou seja agora sim o Brasil tá trabalhando tendo atitudes para ser uma nação, só o povo melhorar a consciência para o bom senso.
Só não entendi porque assinar em Londres se o tomador é o governo brasileiro e o financiador é a Agência Sueca de Crédito à Exportação .
É só assinar em “campo neutro” ou tem alguma operação de resseguro na City Londrina vinculada a operação ???
é que assim o contrato fica submetido a lei inglesa garantindo a imparcialidade, que não teria caso fosse assinado em territorio sueco ou brasileiro