Por Mariana Haubert
O presidente do conselho de administração da empresa sueca Saab, Marcus Wallenberg, afirmou nesta terça-feira (31) acreditar que, mesmo com a crise econômica e os ajustes fiscais promovidos pelo governo federal, o Brasil cumprirá suas obrigações no contrato para a compra de 36 caças multifuncionais Gripen NG.
“O Brasil é bom mercado, bem posicionado na América Latina e por isso continuamos buscando novas oportunidades de investimento. Embora o Brasil esteja passando por um reajuste, acreditamos que em algum ponto haverá um retorno dos investimentos até aqui efetuados”, afirmou Wallenberg.
O empresário se reuniu com a presidente Dilma Rousseff na tarde desta terça (31) no Palácio do Planalto por cerca de 40 minutos. O ministro Jaques Wagner (Defesa), o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia, Álvaro Prata, e os ministros interinos Ivan Ramalho (Desenvolvimento) e Sérgio Danese (Relações Exteriores) acompanharam o encontro.
“O ponto mais importante da nossa conversa que eu gostaria de frisar foi justamente o nosso acordo consensual, nossa convergência, enfim, nosso ponto de vista conjunto em torno da possibilidade concreta de avançar no projeto F2, do avião-caça sueco, de modo a envolvê-lo na participação conjunta da indústria brasileira nesse projeto e assegurar a transferência tecnológica efetivamente”, disse.
Em outubro do ano passado, o governo federal assinou com a Saab o contrato para a compra de 36 caças multifuncionais Gripen NG. O valor do contrato ficou quase US$ 1 bilhão acima do previsto quando a intenção do negócio foi anunciada, em dezembro de 2013: US$ 5,4 bilhões (cerca de R$ 13,5 bilhões).
A entrega será de 2019 a 2024, prazo deslocado um ano além do previsto inicialmente, por questões de capacidade industrial brasileira. Questionado sobre quando os aviões começariam de fato a serem produzidos no Brasil, o empresário afirmou apenas que os investimentos na construção das instalações começará em breve.
“De acordo com o plano atual, vamos começar a fazer o investimento efetivo na construção das instalações em muito breve e, em seguida, um grande números de engenheiros brasileiros terão a oportunidade de estudo na Suécia para aprenderem a tecnologia envolvida na fabricação da aeronave e depois poderem voltar ao Brasil tendo assimilado essa tecnologia. Isso deverá estar concluído até a data em que concluirmos o contrato para utilização efetiva”, disse.
“Acredito que até 2019, a primeira aeronave já estará em condições operacionais.”
Wallenberg afirmou ainda que apresentou para Dilma o projeto para o estabelecimento de uma cátedra junto ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para programas de pós-doutorado em engenharia aeronáutica.
FONTE: Folha de SP
Pós-doutorado em engenharia aeronáutica. Esta parte é muito importante também.
Porém, devia se criado convênio para mestres suecos virem ao Brasil trabalhar em algumas universidades, além do ITA, e não apenas na engenharia aeronáutica, mas também mecatrônica, TI, hardware e software, criando dentro nestas universidades centros com capacidade de formação e pesquisa. Isso seria transferência de tecnologia mais assertiva. Se tivéssemos mais ITA´s e IME´s seria muito importante. Precisamos termos mais universidades entre as 100 melhores (tisc!) do mundo, além da USP e Unicamp, se não me engano.
Boa noticia, resta a MB avançar para o desenvolvimento do SEA-GRIPEN.
engraçado que essa imagem mostra a venda de 22 ng pra suiça, mas a compra não foi rejeitada via referendo popular? ou foi efetuada assim mesmo?
eu gostaria de saber de o GRIPEN NG quanto ação raio de 1100 km totalmente carregado ele pode ir e voltar de BRASILIA ate CURITIBA sem precisar reabastecimento sim ou não.
Caraca véi, porque Curitiba? Tu tá pensando em alguma coisa ??? . . . . Nossinhora . . . .
Jose,
O Gripen NG ainda está sendo desenvolvido. Mas segundo o que já foi divulgado, em uma configuração de patrulha de combate ( munido de um tanque de 300 galões no center line e mais quatro mísseis ar-ar de médio alcance e dois de curto alcance ), ele poderia cobrir essa meta, permanecendo on-station por cerca de meia hora ou mais. Nessas condições que citei acima, ele poderia ir a 1300 km de sua base e manter-se em patrulha por meia hora e regressar. Mas no final vai depender mesmo do que ele estiver carregando e de outros muitos fatores…
Há um dado divergente quanto a capacidade do tanque para essa missão. Tem fonte que cita um tanque de combustível de 290 galões.
jose,
O Gripen NG ainda está em desenvolvimento, de modo que tudo o que existem são estimativas. Contudo, segundo divulgado, ele será capaz de cobrir essa marca dotado de um tanque de 300 galões de combustível, quatro mísseis ar-ar de médio alcance e 2 mísseis ar-ar de curto alcance. Nessa configuração, seu raio operacional seria de 1300km, com capacidade para manter uma patrulha por 30 minutos.
totalemte carregado não, esse raio é na configuração com pouco armamento e tanques subalares
claro que vai manter, segundo foi ventilado o brasil só começa a pagar pelos caças após a entrega do ultimo