O contrato de aquisição de armas inclui fornecimentos de armas pela Saab e fornecedores que tenham sido selecionados pela FAB, para o Gripen NG. As entregas das armas serão feitas conforme às entregas das aeronaves para a Força Aérea Brasileira.
O atual contrato complementa o já existente com o Brasil para desenvolvimento e produção de 36 caças Gripen NG, anunciado em 27 de Outubro de 2014.
A eficácia do contrato de aquisição de armas está sujeita ao cumprimento de certas condições que incluem, entre outras, as autorizações relacionadas com o controle de exportação necessárias. Todas as condições devem ser cumpridas durante o segundo semestre de 2015.
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL
COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA AERONAVE DE COMBATE
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO No- 1/2015
No Processo: 67701.003968/2014-75.
Objeto: Aquisição de armamento para a aeronave Gripen NG e Suporte logístico integrado.
Autoridade Solicitante: Brig Ar José Augusto Crepaldi Affonso.
Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Nivaldo Luis Rossato.
Contratada: SAAB AB.
Justificativa: Aquisição de recursos bélicos aéreos.
Valor: US$ 245,325,000.00 (duzentos e quarenta e cinco milhões, trezentos e vinte e cinco mil dólares americanos).
Amparo Legal: Inciso IX do art. 24 , da Lei nº 8.666/93, c/c Inciso I do art 1º, do Dec. 2.295/97.
……daqui até 2019 esses mísseis podem ter outras versões melhoradas ou até adquirir-se de outros fabricantes…..o importante é ter os primeiros 36 Gripen em mãos pra depois cogitar seu armamento….
Porque não o R-Darter no lugar do Meteor
Porque ele consegue ser pior do que o Derby. Aliás, ele foi desenvolvido com base no Derby e auxilio israelense.
Mateus, A versão antiga do R-Darter não oferecia o data link para o enlace de dados e orientação de meio curso e o Derby já oferecia esse recurso na época em que foi comprado pela FAB (2006), porém a Denel está trabalhando em uma versão aperfeiçoada do R-Darter já contando com esse dispositivo além de seu alcance aumentado e invulnerabilidade contra despistadores de radar ativo (chaffs)
Beleza, com dois Meteors e mais dois A-Darter na ponta das asas do Gripen NG a FAB vai ter um poder aéreo sem comparações aqui na América do Sul…
Muito pouco é ridículo da pra comprar só 100 misseis meteor ou seja menos de 3 por caça.
Acho que essa é só a primeira compra, e quem garante que a FAB vai comprar o Meteor e não o derby que é bem mais barato e a mesma esta mais acostumada de usar? Mais para frente quando não estivermos com essa crise econômica toda haverá novas aquisições e não se esqueça os caças vão começar a chegar só em 2018/2019, não faz sentido começar a comprar bilhões em armamento agora.