Por Guilherme Wiltgen
Imagens do caça F-5FM FAB 4806 no local da queda e já recolhido ao hangar na Basea Aérea de Santa Cruz, estão circulando pela internet e foram enviadas ao Defesa Aérea & Naval.
Segundo a FAB, no dia 05 de julho a tripulação realizava um voo local de treinamento e estava em fase de aproximação final, quando foi detectada uma falha que não permitia o pouso em segurança. A ejeção era mandatória nesse caso e ocorreu de forma controlada, com a aeronave direcionada a uma região desabitada, evitando danos pessoais ou materiais no solo.
A Força Aérea Brasileira vai analisar a extensão dos danos para decidir qual será a destinação do Jambock 06.
Estes pilotos da FAB são os caras! Definitivamente.
Uma prova do profissionalismo dos pilotos e também procedimento da FAB em caso de panes controláveis… ou seja, segundo informações o defeito encontrado na aeronave foi que o trem de pouso na baixou, todos os outros controles de voo estavam operando normalmente então os pilotos tiveram tempo e sangue frio para procurar um lugar descampado e com terreno nivelado, reduzir a velocidade, colocar a aeronave em um ângulo menos acentuado possível e realizar a ejeção na menor altitude possível e salvar a aeronave… e obtiveram êxito na manobra, meus sinceros parabéns se alguém da FAB estiver lendo !!!
Impressionante o estado da aeronave, com certeza fizeram o precedimento de pouso com uma descida super suave e se ejetaram próximo do solo, aí ela seguiu sua trajetória suave até o solo e fez esse pouso forçado sozinha graças a perícia dos pilotos.
Não tenho conhecimento para falar mas pergunto aos que o possuem: Pelo estado da aeronave, a manobra foi muito bem controlada mesmo até o momento da ejeção. Está “inteiro” ainda. Como seria o procedimento? Altitude para ejeção e o momento de largar a aeronave. Sério, parece até que fez um pouso forçado com alguem no comando.
Foi o que pensei.