Por Guilherme Wiltgen
A Saab do Brasil liberou algumas imagens do F-39E Gripen FAB4101 cobertos de gelo no rigoroso inverno sueco, onde as temperaturas atingem bem abaixo do 0º C nessa época do ano.
Segundo o site Tempo.com, em 06/12/21 no remoto povoado de Naimakka, localizado na fronteira com a Finlândia no extremo norte, foi registrada a temperatura de -43,8°C, a mais baixa medida na Suécia desde o início dos registros em 1860.
Já mais ao sul, na cidade de Anápolis, onde se localiza a Base Aérea de Anápolis – Campo Marechal Márcio de Souza e Mello (BAAN), no planalto central brasileiro, os F-39E/F vão encontra uma situação totalmente diferente, onde as temperaturas são inversamente proporcionais às de Linköping, se mantendo no inverno com uma temperatura mínima na média entre 16 e 18ºC. Segundo o site climate-data, Anápolis possui uma temperatura média de 22,4 °C.
Em breve, o F-39E/F estará protegendo os céus mais “calientes” do Brasil.
Esse exemplar, juntamente com outros 3, foram entregues em 24/11/21. Por acaso, eles estão à céu aberto desde então? Estão recebendo gelo, chuva e neve desde aquela data? Não tem um hangar ou depósito para armazenagem até o embarque para o Brasil?
Brasil tem fugir das saladas. Melhor comprar equipamentos Russos desde que fabricados na India(neutra) tipo tanque T90s-BR e variações da família Flanker de aviões
Senhores, até aonde acompanhei o processo de compra dos Gripen Brasileiros :
1 – Os primeiros 36 aviões e toda a transferência de tecnologia, foi financiada por um banco sueco, em coroas suecas, que a FAB deveria começar a pagar após a entrega das última das 36 naves, armamento e alterações à parte. Então não existe atraso de pagamentos por parte do Brasil.
2 – O cronograma para estes dois anos (2021/2022) é o exatamente citado. (4 aviões ano passado e 7 este ano).
3 – O atraso pode ser que tenha a ver com a data do aceite da FAB/EMBRAER, pois o primeiro avião segue em teste no Brasil.
4 – E se o próprio Padilha não sabe (ou não pode dizer) o porquê do atraso, então não adianta muito especular.
Abraços a todos.
Retaliações pela aproximação com a Rússia.
Assim como os Submarinos Riachuelo.
não.. é só falta de comprometimento com pagamento… típico de governo brasileiro mesmo
Outro pra falar besteira em site de defesa, a ignorância de alguns brasileiros não tem fim. Henrique sem duvidas é fã de BBB e do Encontro com Fátima Bernardes.
Uma dúvida, dentro do cronograma de entregas, estas 4 aeronaves prontas que aguardam entrega seriam referentes ao ano de 2021 , para este ano de 2022 estavam previstas mais 7 aeronaves … houve alguma alteração ou vão manter o cronograma de entregas ??
É exatamente essa a minha dúvida. Ou serão recebidas 11 aeronaves pelo Brasil em 2022 ou haverá mais atrasos no cronograma, que já está atrasado.
A Pergunta que não quer calar… Desembarcam quando ?
Só sabemos que não será em Navegantes.
Alguma notícia da chegada dos 4 previstos?
Pelo visto ainda não foram embarcados.
Capaz desses caças nem chegar no Brasil se as tensões entre a Rússia e a otan eo países Bálticos aumentarem e se escalarem para guerra provavelmente a Suécia usaria os caças brasileiros e os deles para combate e depois se acertaria com a fab quando só Deus lá sabe guerra e guerra Minha opinião
Planejamento ⭕
, Cronograma ⭕
O quê??? Isso não faz o menor sentido. Primeiro que a Suécia dificilmente se meteria nisso, segundo que ainda que se metessem, no âmbito da OTAN, o seu equipamento seria mais que o suficiente, terceiro que o F-39 brasileiro tem particularidades das FAB, que a força aérea sueca precisaria se acostumar, terceiro que a aeronave ainda não for totalmente certificada e não pode ser declarada operacional, quarto que existem questões contratuais complicadíssimas que não permitiriam esse tipo de coisa.
dramático…………… kkkkkk