Além de integrar as missões aéreas compostas, o F-39 E Gripen atua como Força Oponente no cenário do exercício.
Uma das principais características da Cruzex é seu dinamismo. As aeronaves de combate dos países participantes assumem tanto o papel de Força Aliada quanto de Força Oponente ao longo deste exercício de alta complexidade. Nesse tipo de treinamento, em que o F-39 E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) também está presente, os caças executam operações de contraposição aérea defensiva (Defensive Counter Air, DCA).
No contexto do exercício, a DCA é geralmente realizada pela aviação da Força Oponente, que, alertada pelos radares de defesa aérea, aciona os caças em prontidão, seja no solo ou no ar, para reagir e impedir um ataque, bloqueando a missão da Força Aliada. Durante essas ações, os pilotos utilizam, de forma simulada, sistemas táticos e armamentos disponíveis para alcançar seus objetivos.
“Na Cruzex, atuamos de ambos os lados, como Força Aliada e Oponente. Para nós, é essencial treinar o F-39 E Gripen em variadas situações, enfrentando aeronaves de diferentes nacionalidades, cada uma com tecnologias e doutrinas próprias”, comentou o Major Aviador Vitor Cabral Bombonato, Oficial de Operações do 1º Grupo de Defesa Aérea da FAB.
Mais uma vez, as tecnologias embarcadas no F-39 E Gripen, como sistemas táticos, autoproteção, guerra eletrônica e armamentos simulados, são fundamentais para aumentar o nível de dificuldade das missões, tornando-o uma ameaça desafiadora no ambiente de treinamento.
“Nós sempre voaremos em formações mistas de aviões de caça e que irão revezar o lado do conflito simulado ao longo do exercício. Isso quer dizer que em uma missão, por exemplo, o F-39 E Gripen vai voar com o F-5M ao seu lado, mas na seguinte vai combater o F-5M. A mesma coisa acontece para os demais aviões como o F-16 e o F-15”, concluiu o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).
FONTE: AND, ALL
O foco tem que ser no Gripen.
Quem são os pilotos de GRIPEN?
Eu sei que são o Forneas, o pascotto e o Bombonato. E os outros quem são ?
A melhor escolha padrão Brasil ,🇧🇷 .temos que manter e aumentar esse projeto.
Parar de falar Bobagem 👈 esse avião é a Base de tudo ,
GOVERNO PODRE , falta é dinheiro e MILITARES que defendam esse projeto belíssimo 🇧🇷
É isso ai comentado pelo Carlos. Essa é a aeronave padrão a ser utilizada pela FAB. O pessoal deve parar de mimi em questão de F16 usado e que logo virará um Mirage 2000 e terá o mesmo fim, aposentadoria precoce. E as atualizações do F16, só podem ser feita se não estiver enganado lá no pais fabricante.
Esse governo podre que autorizou a compra do Gripen em 2014.