Base Aérea de Edwards, na Califórnia (AFNS) – Um F-35A de decolagem e pouso convencional completou o primeiro lançamento em vôo de um míssil AIM-120 sobre a Área de Teste Marítima de Point Mugu, em 5 de Junho .
Foi o primeiro lançamento aonde o F-35 e o AIM-120 demonstraram a seqüência de lançamento e ejeção e comunicação com sucesso seguida do disparo do motor foguete após o lançamento – abrindo o caminho para lançamentos reais em apoio ao Block 2B que será integrado à frota ainda este ano.
A variante F-35A da Força Aérea tem passado por um desenvolvimento significativo em treinamento e operações, incluindo recentemente o início da formação de pilotos na Base Aérea de Eglin, na Flórida, e a entrega da primeira aeronave de teste operacional para Edwards e a Base Aérea de Nellis, Nevada, o primeiro reabastecimento aéreo operacional e a conclusão dos testes de alto ângulo ataque.
“Essa é uma prova da capacidade da equipe inteira militar-industrial de teste “, disse o tenente-coronel George “Boxer” Schwartz, diretor da Equipe de Teste Integrado, que também pilotou a aeronave. “Eles trabalharam milhares e milhares de horas para chegar ao ponto em que estamos hoje. É fantástico ver que tudo valeu a pena. Estamos adicionando uma série de trabalhos de integração de armas nos próximos meses para expandir as capacidades da aeronave. ”
O caça de 5 Geração F-35A é projetado para transportar uma carga útil de até 18.000 quilos com 10 estações de armas. O F-35A possui quatro estações de armas internas localizados em dois compartimentos de armas para maximizar a capacidade furtiva. A aeronave CTOL também pode utilizar três outras estações externas para armas por asa, se necessário.
A Força Aérea dos EUA estabeleceu a data operacional inicial do F-35A para Dezembro de 2016. Até essa data, a Força Aérea terá um esquadrão operacional com pelo menos 12 aeronaves, juntamente com aviadores treinados e equipados para realizar missões de apoio aéreo aproximado, interdição e supressão limitada, e operações de destruição de defesa aérea do inimigo em um ambiente de conflito.
Avançando para a fase ativa do teste de armas é outro grande passo em direção à entrega do software Block 2B que permitirá a capacidade inicial de combate.
“Passamos anos trabalhando no projeto da aeronave, e muitos meses para assegurar que as armas poderiam ser armazenadas dentro da aeronave e tudo funcionou como projetado”, disse Charlie Wagner, diretor de armas do F-35. “Este evento é o resultado de um enorme esforço e colaboração do projeto F-35 e marca um ponto de significativo na capacitação do F-35, aonde o lançamento do AIM-120 representa um incremento pequeno, mas fundamental para provar a capacidade de combate dessa aeronave.”
A aeronave de quinta geração F-35 Lightning II combina furtividade avançada com velocidade de combate e agilidade, integração total de informações, habilidade para operações em rede e logística avançada. Três variantes distintas do F-35 substituirão o A-10 e F-16 na Força Aérea dos EUA, o F/A-18 da Marinha dos EUA, o F/A-18 e AV-8B Harrier dos Fuzileiros Navais dos EUA, e uma variedade de aeronaves de combate de outros países.
FONTE: US Air Force (Força Aérea Americana)
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval