Por Guilherme Wiltgen
No dia 12 de janeiro, um F-35 do 461st Flight Test Squadron lançou um míssil AIM-9X, pela primeira vez, no Pacific Sea Test Range. A aeronave AF-01 foi pilotada pelo Chefe dos Pilotos de Testes da Lockheed Martin, David Nelson, que decolou da AFB Edwards.
O lançamento do AIM-9X, que é um avançado míssil ar-ar de curto alcance e guiagem IR, e a mais nova versão da família Sidewinder, foi realizado a 6.000 pés.
O lançamento do AIM-9X abre caminho para o F-35 aumentar sua letalidade na arena visual.
A somatória do AIM9-X (all aspect) com o Distributed Aperture System pode compensar a deficiencia do F-35 no combate a curta distancia.
Eta aviãozinho feio, arreeeeeee . . . . .
Ué, em baias externas? Ganha por um lado e perde por outr.
Não são “baias externas” e sim pilones subalares. O F-35 foi designado para operar tanto no modo “stealth” quando então bombas e mísseis são colocados nas baias internas, nos primeiro dias de combate quanto no modo “não stealth” quando então uma carga de armas
muito maior pode ser transportada.
Caro Dalton, acabei por não revisar e as aspas não foram, logo, o trocadilho que quis fazer com as “baias externas” não teve sentido, mas deixa pra lá rs.
Quanto aos mísseis creio que não serão de fato utilizados pelo F-35 cotidianamente, já que existme caças com baixo custo hora/voo que podem realizar tal feito sem por uma máquina de US$110 milhões em risco, creio que tal disparo foi mais pra desencargo de consciência mesmo.
Aspas fazem falta mesmo Arc e só depois que escrevi
é que me veio a ideia de que vc poderia estar fazendo
um trocadilho, mas, aí já era tarde.
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Quanto ao míssil não esqueça que todos esses “caças
com baixo custo” eventualmente serão substituídos.
abs
Olha, não creio na substituição de certos caças por umas duas décadas, até o F-35 ser efetivamente funcional em todos os quesitos e provar seu valor, creio que caças como o F-15 SE, o F-16 (a versão que está integrando o radar AESA), serão caças que terão um papel fundamental nas FAs estadunidenses, ainda mais que tem provado a capacidade de se readaptarem as necessidades que surgem com o passar do tempo.
A substituição será feita gradualmente, por exemplo, os fuzileiros irão receber o
F-35B e também o F-35C para ajudar a
US Navy a popular os NAes e como já
anunciado o AV-8B irá sendo retirado
gradualmente até 2025 e os FA-18s até
2029.
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A US Navy está na fase final da transição
do FA-18C Hornet para o FA-18E/F Super
Hornet, mesmo assim alguns esquadrões
não irão recebe-los e deverão ser os
primeiros a receber o FA-35C e isso terá que ser feito logo pois os Hornets estão no fim de suas vidas já prolongadas ao
máximo.
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Quanto ao FA-18A da USAF as aeronaves mais antigas do modelo F-16 serão as
primeiras a serem substituídas.