Foi realizada a Reunião Preliminar das Experimentações Doutrinárias (Expr Dout) de Lançamento Eletrônico da Aeronave KC-390 e Lançamento Precursor de Bordo para as Operações Especiais.
A atividade, realizada sob coordenação do Comando de Operações Terrestres (COTER), por intermédio do Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex), contou com a participação de militares do Ministério da Defesa, do Comando de Preparo da Força Aérea, do 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT) da Força Aérea, da Brigada de Infantaria Pára-quedista e do Comando de Operações Especiais.
O principal objetivo do evento foi realizar o levantamento de recursos e propostas de atividades a serem desenvolvidas nas citadas Expr Dout. Na ocasião, também foram expostas pelo 1º GTT todas as novas capacidades tecnológicas agregadas na nova Anv, que contribuirão para evolução da Doutrina Militar Terrestre e da Doutrina Militar Aérea.
FONTE: EB
Esta ERA UMA das várias razões do projeto original do KC-390 ter sido dimensionado com uma frota de 28 aeronaves, bem MAIOR que a frota histórica de C-130 da FAB.
Para atender (com as capacidades modernizadas e ampliadas do KC-390) mais e intensamente as missões de apoio de força terrestre, REVO e de combate a incêndios florestais que a FAB sempre atendeu de forma LIMITADÍSSIMA e relutante.
É ótima a iniciativa do EB…
PORÉM ou o próximo governo muda o eixo decisório atual do Comando da Aeronáutica de insistir em manter uma frota KC-390 no tamanho e limites operacionais da frota histórica dos Hércules OU liberar a Aviação Militar do EB para adquirir sua frota própria para atender PLENAMENTE as suas ENORMES necessidades…
Como faz o US Army…
Nisto, incongruentemente, os adoradores USA nacionais não querem de jeito algum “IMITAR” os EUA…
Ia bem até “iniciativa do EB”, depois desandou comparando outra doutrina de um país bem mais preparado ($$$) que o Brasil. Essa comparação direta com os Estados Unidos não é possível Gilberto por que são demandas diferentes, fomos cultuados através da mídia a nos compararmos com eles em tudo o que fazemos e em todas as áreas, o que é errado. Lembrar que os KC30 também podem apoiar a Marinha e o Exército em situações que exijam pronto emprego de um grande contingente de uma só vez – exceto para tropa paraquedista que precise saltar.
Pois é companheiro, foi isso que eu explanei em um outro blog a alguns meses atrás, e fui severamente atacado!
O que o senhor comentou aqui, eu comentei tempos atrás.
Mas o exército americano não possui nenhum avião da categoria do KC-390. Eles também não possuem nenhum da categoria do C-130. Todos os aviões de transporte do exército americano são menores e mais para realmente transporte tático. O maior que eles possuem é o C-27J Spartan. Concordo que a Força Aérea Brasileira precisa se preocupar em atender as necessidades do Exército, mas não é correto dizer que o US Army não depende da USAF para seu transporte. Mesmo o US Marines, que possuem seus próprios C-130, também dependem da USAF para seu transporte.