A capacidade de reconhecimento armado do Exército Australiano será reforçada após a seleção do Boeing AH-64E Apache Guardian para substituir o Armed Reconnaissance Helicopter (ARH) do Exército a partir de 2025.
A Ministra da Defesa, Linda Reynolds, disse que o AH-64E Apache Guardian está equipado com sensores e conjuntos de comunicações aprimorados, capacidades de ataque e de sobrevivência aprimoradas. “Esta nova capacidade ARH fortalecerá a força de reconhecimento da Austrália para melhorar o nosso ambiente estratégico e impedir ações contra nosso interesse nacional. O Ministério da Defesa analisou uma série de helicópteros em relação aos critérios-chave de capacidade comprovada, maturidade e um sistema operacional pronto para uso. O Apache Guardian é a opção mais letal, de maior sobrevivência e de menor risco, atendendo a todos os requisitos de capacidade e suporte durante toda a sua vida útil. Ao buscar um sistema comprovado, e de baixo risco oferecido pelo Apache, a Defesa evitará o custo contínuo e o risco de cronograma tipicamente associado às plataformas em desenvolvimento”.
As lições aprendidas com os problemas com o ARH Tiger, e outros projetos de asas rotativas, formaram a estratégia de buscar uma capacidade de substituição por uma aeronave comprovada e madura.
“O projeto cumprirá a visão do governo de maximizar o envolvimento da indústria australiana na capacidade de defesa. Existem oportunidades para a indústria australiana em suporte logístico, serviços de armazenamento, desenvolvimento de treinamento, serviços de engenharia e manutenção, reparo e revisão geral. Maximizar essas oportunidades para as empresas australianas permitirá o crescimento futuro de nossa indústria local de asas rotativas e apresentará oportunidades para o envolvimento da indústria australiana na cadeia de abastecimento global da aeronave”.
Um planejamento de transição detalhado será conduzido para garantir o gerenciamento eficaz na transição do Tiger para o Apache.
FONTE: Ministério da Defesa Australiano
FOTO: Boeing Defense
Não é pq o Apache é um ótimo helicóptero de ataque que temos que comprar. Teria serventia aqui? tem necessidade?
Pablo,
O Apache tem serventia em qualquer País, inclusive aqui. O problema não se resume apenas a serventia e aquisição, mas no seu alto custo de operação e manutenção, que consumiria todo o orçamento da AvEx.
Abs,
Que inveja dos Australianos, parabens
E aquele pais …
Chato pra Airbus essa situação.
Já para o exército australiano um baita negócio, pois acaba de adquirir o melhor helicóptero do mundo. Os australiano ganharam também com a interoperabilidade com o US Army e British Army.
Baita máquina, quem pode, e leva defesa a sério, pode !!!
Concordo com você em parte Tomcat. Se tivessem levado a sério, teriam comprado o Apache naquela primeira concorrência em que selecionaram o Tiger e hoje estariam apenas fazendo os upgrades para versão Guardian.
João, o Aussie Army leva muito a sério o assunto defesa, mas infelizmente o governo australiano a época entubou estas ricas joias junto com aquelas outras “maravilhas, os NH 90 por ação de forças ocultas, despachos, macumbas e otras cositas mas. Uma proposta da Airbus para “transferência di ticnologia”. Lembra algo a você???
Qualquer semelhança com as Kombis não é mera coincidência