O Exército Australiano recebeu os dois últimos CH-47F Chinook, elevando a frota para 14 e fortalecendo ainda mais a capacidade de asa rotativa da Força de Defesa Australiana.
Os dois helicópteros multimissão chegaram ao 5º Regimento de Aviação do Exército Australiano, na 16ª Brigada de Aviação, localizado na Base RAAF Townsville na quinta-feira (23), a bordo de um C-5 Galaxy da Força Aérea dos EUA.
A entrega ocorre seis semanas após a decisão da Commonwealth of Australia de prosseguir com a aquisição de 29 helicópteros Boeing AH-64E Apache, que fornecerão à Austrália uma capacidade de helicóptero de ataque de baixo risco, totalmente integrada e comprovada em batalha.
“O Chinook continua sendo o principal helicóptero de carga pesada do mundo e estamos empolgados em ver mais aeronaves chegarem a todos os cantos do globo”, disse Ken Eland, vice-presidente e gerente de programa da Cargo Helicopters. “Estamos honrados em continuar apoiando as necessidades de aeronaves de carga pesada da Austrália agora e no futuro.”
A Boeing continuará em parceria com o Exército Australiano e a indústria australiana no contrato de Serviços de Suporte Integrado CH-47F, fornecendo engenharia local, manutenção, treinamento e suporte à cadeia de suprimentos para manter a missão do Chinook.
“Por mais de 40 anos, o Chinook tem sido a espinha dorsal da capacidade de carga pesada de asa rotativa da Força de Defesa Australiana, fornecendo assistência vital para missões humanitárias, de socorro em desastres naturais e nas missões militares, tanto localmente quanto no exterior”, disse Scott Carpendale, diretor administrativo e vice-presidente da Boeing Defense Australia.
“Nossas equipes da Boeing Defense Australia em Townsville, Oakey e Brisbane continuam a crescer e se orgulham de fornecer uma capacidade de sustentação de plataforma soberana altamente capaz que mantém a prontidão operacional dos Chinook.
“O sucesso do contrato e do desempenho do Chinook é uma prova de nossa forte parceria com o Exército Australiano e o Departamento de Defesa, e agradecemos a eles por sua confiança na Boeing para continuar apoiando esta frota de missão crítica e as mulheres e homens que os operam”.
FONTE: Boeing
O EB deveria adquirir pelo menos duas dezenas desses aparelhos para operar dentro do território amazônico.
Não precisam ser aparelhos novos pois seriam utilizados no apoio logístico ou de tropas que com toda certeza seriam muito bem servidos pelo Chinook.
Realmente, esse seria o helicóptero ideal para ser utilizado na região amazônica e centro oeste, e até mesmo como mencionado acima, pelo corpo de fuzileiros navais. Não sei realmente porque não utilizamos esses aparelhos que tanto podem carregar grande quantidade de pessoal, como carga para onde não tem pista de pouso, bastando ter uma clareira para descer.
Ainda tá em tempo.
Esse helicóptero é o que deveria ser o carro-de-boi do EB na região Amazônica. A Australia que o diga, usando-o por mais de 40 anos.
Sempre defendi essa ideia. A compra de algumas unidades pelo programa FMS, modernizadas, daria uma capacidade de transporte logístico muito grande ao EB. Melhor que aquela ideia ridícula do EB de operar aeronaves de asa fixa, que por sinal nem sei em que pé estão!
Tanto para o EB quanto para o CFN da MB…
Helicóptero militar de patrão.