Os helicópteros NH90 do exército alemão receberão atualizações do sistema de guerra eletrônica (EW) e comunicações por satélite (SatCom) com base nos requisitos identificados durante as operações.
Em 29 de julho, a Agência de Gerenciamento de Helicópteros da OTAN (NAHEMA) e o Information Technology and In-Service Support (BAAINBw), assinaram um contrato com a NHIndustries (NHI) para integrar as atualizações nos helicópteros.
Os sistemas de guerra eletrônica serão fornecidos pela Hensoldt AG, enquanto que os novos sistemas de comunicação via satélite virão da Collins Aerospace.
As atualizações darão ao NH90 TTH (Tactical Transport Helicopter) do Exército Alemão capacidades adaptadas aos requisitos operacionais atuais, disse o BAAINBw. O EWS fornece aos helicópteros autoproteção, detectando ameaças de sistemas de contramedidas baseados em radar, infravermelho (IR) e ultravioleta (UV) e iniciando contramedidas. O novo sistema SatCom permitirá conectividade de comunicação global.
A introdução dos dois sistemas faz parte do programa de atualização, que consiste em cerca de 60 medidas individuais, para adaptar o NH90 TTH às atuais situações de ameaça, como as identificadas durante as missões no Afeganistão e no Mali.
O Exército Alemão recebeu seu primeiro NH90 em 2006, como substituto do Bell UH-1D.
FONTE e FOTO: Bundeswehr