Os caças Gripen da RTAF – Royal Thai Air Force, completaram 10.000 horas de vôo. O marco foi alcançado no exercício Pitch Black 2018.
“Devemos este sucesso ao nosso povo, e a todos que estiveram de serviço com dedicação”, disse o comandante da RTAF. Faz dez anos que a RTAF fez o primeiro pedido para a entrega de 6 caças Gripen da Saab, em fevereiro de 2008. As entregas começaram em 2011 para dois monopostos (Gripen C) e para quatro bipostos (Gripen D). Eles também encomendaram mais 6 por volta de 2010, que foram entregues em duas fases em 2013.
Desde então, o Gripen tem sido um dos pilares da RTAF – Força Aérea Real Tailandesa. No recém concluído exercício Pitch Black, a frota de Gripen da RTAF realizou vários treinamentos e exercícios ao lado das frotas da Força Aérea da Índia, Canadá, França, Alemanha, Indonésia, Japão, Malásia, Holanda, Nova Zelândia, Filipinas, Estados Unidos e Cingapura.
Um dos principais objetivos do exercício foi aumentar a prontidão de combate das forças aéreas participantes. Mais de 4.000 pessoas e 140 aeronaves participaram do exercício. O exercício provou ser muito proveitoso para os pilotos da RTAF, pois eles aumentaram seu conhecimento e experiência enquanto lidavam com novas táticas de batalha, armas importantes e táticas de combate modernas. Além disso, fortaleceu seu relacionamento com as outras nações participantes.
Imagens: Cortesia RTAF
Como eu gostaria que a Fab escolhesse outra cor para os gripens e não aquele verde camuflado horrível que na minha opinião não tem sentido algum, usa ele todo cinza ou quem sabe cinza digitalizado ou então aquele padrão que a Russia usou no T-50 com bordas mais claras.
O azul dos Mirage tbm é bacana!!!