A Base Aérea de Anápolis sedia (27/08) o Exercício Operacional SABRE II, operação que tem como objetivo treinar as unidades aéreas subordinadas à Terceira Força Aérea (III FAE) dentro de um cenário tático fictício de conflito. Participam do treinamento, que vai até 6 de setembro, cerca de 60 aeronaves (F-5, A-1, Mirrage F-2000, A-29, E/R-99 e o KC-130) e 630 militares.
Para a III FAE, é uma oportunidade para treinar a estrutura de comando, no processo de planejamento e condução de operações aéreas, incluindo as missões aéreas compostas, missões de elevação operacional para as qualificações de líder de esquadrão, líder tático e líder de pacote, além do aproveitamento dos meios para missões do Plano de Instrução e Manutenção Operacional (PIMO) das unidades aéreas subordinadas.
O cenário proposto pela III FAE é constituído por dois países: ARAGUAIA, sendo nesse contexto o país inimigo, com a capital em Barra do Garças, e VERITAS, com a capital em Brasília. Desta forma, a Campanha começará com a obtenção do controle do ar de VERITAS sobre ARAGUAIA.
O foco do exercicio está no aperfeiçoamento dos processos de planejamento, na condução de operações aéreas com grau máximo de segurança de voo e na padronização e atualização doutrinária.
FONTE: III FAE