Por Marcelo Garay
O exercício começou com vários procedimentos de planejamento, transporte e deslocamento. As operações começaram com o transporte ferroviário de aproximadamente 200 veículos de apoio e transporte. No início do treinamento, o ministro da Defesa, Jorge Taiiana, junto com o chefe do estado maior do Exército, general de divisão, Agustín Humberto Cejas, e as autoridades provinciais de Salta e Jujuy que supervisionaram as diferentes atividades desenvolvidas naqueles dias do evento.
Participaram do adestramento a Fuerza de Despliegue Rápido, integrada pelas tropas da IV Brigada Aerotransportada, da X Brigada Mecanizada e pelo grupamento de Forças de Operações Especiais com o apoio dos elementos da V Brigada de Montanha, e também de Buenos Aires, La Pampa e Córdoba.
O exercício teve a participação de quase 200 veículos terrestres, 14 helicópteros, (UH-1H Huey I e II e o recém-incorporado Agusta-Bell 206 montado na FAdeA), Casa C-212 e Cessna 208 Caravan. A Força Aérea também participou, implantando os caças A-4AR FightingHawk, IA-63 Pampa, aeronaves Embraer 312 Tucano e helicópteros Bell 212 e 412.
Mais de 3.000 oficiais, oficiais não comissionados e soldados participaram colocando em prática seus conhecimentos táticos e técnicos, bem como suas condições para se adaptarem à vida em uma campanha em diferentes ambientes geográficos, uma vez que a maioria das unidades militares vêm de outras províncias.
Na prática de operações táticas, quase mil saltos foram executados pelos paraquedistas, deslocamento em veículos, marchas a pé, vôos de aeronaves e helicópteros das forças.
Esse tipo de exercício também envolveu um grande esforço logístico em relação aos deslocamentos, suprimentos de combustíveis e alimentos, bem como uma previsão detalhada do sistema de saúde militar para participar e evacuar pessoal em prováveis eventualidades.
Nas imagens presentes, o retorno dos helicópteros Bell da nossa aviação do exército na chegada ao aeródromo da Mesquita, onde permaneceram e despois se dirigiram para sua base de origem no Campo de Maio, província de Buenos Aires.
O Defesa Aérea & Naval agradece ao Exército Argentino que gentilmente permitiu o acesso à unidade para a realização desta cobertura.
Booooooom dia Vietnã !!!!
Brasileiro que vai pegar armamento dos anos 70-80 no deserto dos EUA rindo dos argentinos. Estamos bem! Parece o bolsonaro aposentado desde os 31 anos mandando os outros trabalharem kkkkkkkkkk
A aviação do EB possui meio modernos sim, sendo os meios mais velhos adquiridos em 1993 e mesmo assim passaram por extensa modernização. Você é daqueles que espalharam na internet que o Panther que caiu recentemente é doação de sucata do exercito americano?
Os meios aéreos mais antigos do EB são de 1989, qiando foram recebidos os primeiros HA-1 e HM-1.
Um execício nivel brigada igual um dos 21 que fizemos ano passado.
Muito bom e oportuno ve nossa irmã pátria Argentina treinando seus guerreiros, e tendo um guerreiro Brasuca na observância do desenrolar do treinamento. Que o Deus dos céus, nos guarda e proteja nossa terra dos gananciosos e oportunistas. A América do Sul é rica e muito linda. Bravo zulu
Só velharia … estamos em disputa de quem tem mais velharia ! Acho q os exércitos latinos tem doença de Disposofobia
Ao ouvir o som dos rotores desse helicóptero, nao tem como não lembrar do Vietnã!
Só de ouvir esse som, meu cérebro começa a tocar Fortunate Son.
O nome do JEMGE nao e Egle sino Cejas.
Corrigido obrigado.