Eram 21h20 no Brasil e 18h20 em Louisiana, Estados Unidos, quando o KC-390 Millennium e a tripulação do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) pousaram no aeroporto de Alexandria, nesta terça-feira (12/01), para participar do exercício Culminating, que acontece até o próximo dia 05 de fevereiro.
A chegada da equipe marca o início de uma nova fase da aeronave: a realização de treinamentos em cenários simulados de conflito. “Diante de toda a evolução tecnológica que o KC-390 traz para a FAB, quando a aeronave tem a possibilidade de operar em conjunto com outras Forças Armadas, é possível aprimorar a doutrina que nós utilizamos hoje, verificando as características que o cenário atual apresenta”, ressalta o Major Aviador Rafael Portella Santos, piloto que compõe a equipe do KC-390 no Exercício Culminating.
Em conformidade com as orientações de saúde e regras estabelecidas pela organização do exercício, os militares seguirão em isolamento social nas instalações designadas para esse objetivo em Fort Polk, unidade do Exército Americano, onde os participantes do treinamento ficarão instalados.
Ao longo desse período, os militares realizarão atividades específicas de treinamento teórico para os voos programados, entre eles, um voo de pacote envolvendo aeronaves dos Estados Unidos, Itália e Canadá, com o lançamento de cerca de 4 mil paraquedistas em apenas uma noite.
O coordenador do exercício, Major Aviador Daniel Elias Souza, explica a importância do período de adaptação que será realizado durante a quarentena. “Nós já viemos preparados do Brasil. O que nós faremos durante a quarentena é desenvolver ainda mais a doutrina, a mentalidade de segurança e os aspectos do tráfego aéreo local. O objetivo é que no final da quarentena nós estejamos muito bem preparados para atuar nos cenários que vão ser impostos para o esquadrão durante o exercício, juntamente com o Exército Americano, com a Força Aérea Americana e com o Exército Brasileiro”, explica o Major.
KC-390
O primeiro KC-390 Millennium foi entregue à Força Aérea em setembro de 2019. E, após cerca de um ano e meio operando a aeronave multimissão, a FAB atualmente conta com quatro KC-390 em sua frota realizando missões fundamentais para o país, como a Operação COVID-19, de apoio no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, e na missão de assistência humanitária à República Libanesa.
to rindo da placa no quartel…rsrsrs tentaram aportuguesar
Tiveram boa intenção…rsrsrsrsrs
kkk
Não tinha notado, qdo vi o que tu falou, olhei de novo a foto e vi o que fizeram, ficou horrível. Mas deixa assim, kkk
Prezado Guilherme: uma importante informação, para a qual eu não havia atentado anteriormente, é que há também a participação de tropas italianas e canadenses. Ótima notícia para adquirir experiencia e informações com eles também, mas o melhor é que considero tanto a ITÁLIA quanto o CANADÁ como possíveis futuros clientes para os KC390!!!!!!! Embora operem diversas aeronaves “concorrentes” creio que poderão sim se dar conta das vantagens agregadas pelo KC390 inclusive em termos de complementariedade, pois não seriam um “mero substituto de C130”, mas sim, inclusive, ocupante de um nicho operacional situado entre os Hercules e os C-17. Concordas?
Abs
Rommel,
O KC-390 foi desenvolvido para conquistar uma parcela de mercado do C-130. O nicho entre o C-130 e o C-17 ainda tem o A-400, um forte concorrente principalmente no mercado europeu. Mas, claro que é uma importante oportunidade de colocar o C/KC-390 Millennium na vitrine, uma responsabilidade grande para a FAB e sua equipe, que vão poder demonstrar toda a capacidade do nosso avião durante um importante exercício.
O resultado da sua participação vai impactar positiva e diretamente entre os potenciais interessados, além de despertar novos…
Abs,