A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX; EVEXW) e a DHL Supply Chain, líder global em distribuição e distribuição, anunciaram hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) que visa realizar um primeiro estudo das principais demandas e características da cadeia de suprimentos da operação da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) da Eva. O principal objetivo da parceria é estudar formas de fornecimento de peças de reposição e insumos para operadoras e oficinas, com foco para as baterias e suas particularidades de transporte, armazenamento e descarte. Outros aspectos envolvidos são os tipos de modais que serão utilizados para transporte, frequência e plano de entregas, parceiros logísticos necessários, potenciais locais para estoques avançados, requisitos de infraestrutura física e tecnológica e planos de contingência.
“Estamos mudando a mobilidade aérea urbana, e isso também traz um desafio na área logística. A experiência da DHL nesta área no mercado aeronáutico e em dezenas de outras desenvolvidas, somada à mentalidade de inovação de ambas as empresas, será vital para garantir a operação segura e ágil dos eVTOLs”, observou Luiz Mauad, vice-presidente de Serviços e Operações de Frotas da Eve. “Além de se tratar de uma logística de alta performance, temos como premissa reduzir o impacto ambiental da cadeia de suprimentos em linha com nossa proposta de oferecer produtos e serviços mais sustentáveis.”
“Estamos muito animados com esta oportunidade de participar da construção do futuro da mobilidade com a Eve Air Mobility. Iniciativas como essa fazem parte da nossa grande missão ESG, e estamos aportando todo nosso conhecimento e experiência, em favor de que este seja mais um grande projeto de sucesso desenvolvido pela indústria aérea brasileira, com benefícios para grandes cidades de todo o mundo”, disse o Vice-presidente dos setores Automotivo, Tecnologia e Consumo da DHL Supply Chain, Maurício Almeida.
O estudo logístico a ser realizado pelas empresas abrange a distribuição contínua de peças e peças para reparos e manutenção. Outro ponto fundamental é a logística das baterias, fator chave neste modelo de negócios, na qual a DHL deve aplicar sua experiência no voo de baterias de outras motorizadas. Por fim, o abastecimento de suprimentos gerais para os vertiportos também será estudado pelas empresas.
Com o maior backlog da indústria de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) para até 2.850 aeronaves, a Eve segue com marcos importantes no desenvolvimento de seu eVTOL e de suas soluções agnósticas para o ecossistema deste mercado, que incluem um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano, uma rede abrangente de serviços e soluções de operações. As primeiras entregas e entrada em serviço estão iniciadas para 2026.
FONTE: EVE