O Ministério da Defesa holandês concedeu um contrato à Airbus Helicopters para aquisição de doze helicópteros H225M. O contrato também inclui um lote inicial de suporte e serviços.
O acordo foi assinado pelo Vice-Almirante Jan Willem Hartman, Chefe da agência Netherlands Command Materiel and IT (COMMIT), e Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters durante a Euronaval em Paris.
“Estamos muito orgulhosos de ver a Royal Netherlands Air Force e a COMMIT renovando sua confiança na Airbus Helicopters. O H225M foi selecionado pela Holanda em junho de 2023 após uma licitação e uma avaliação exaustiva, após a qual o helicóptero da Airbus foi considerado a melhor opção para as operações de forças especiais. O comprovado H225M é incomparável em termos de desempenho,
versatilidade e alcance. Ele pode transportar equipamentos de missão extensivos que podem ser adaptados às necessidades de cada cliente e atenderá aos requisitos de seus clientes nas próximas décadas”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.
A RNLAF atualmente opera Cougar da família H215M. O H225M será operado pelo Esquadrão de Operações Especiais 300 da Royal Netherlands Air Force (RNLAF). A Airbus Helicopters e a RNLAF trabalharão em conjunto no desenvolvimento do H225M adaptado aos requisitos dos usuários, aprimorando as capacidades e a eficiência para o sucesso de missões de operações especiais, por meio de comunicação tática e um design exclusivo de interação da aeronave e seus sistemas.
O H225M provou sua confiabilidade e durabilidade em condições de combate e áreas de crise. Beneficiando-se da política de melhoria contínua da Airbus, o H225M agora está equipado com novos aviônicos, uma caixa de engrenagens principal aprimorada, sistemas de comunicação aérea e pode ser equipado com o sistema de armas HForce. O peso máximo de decolagem foi aumentado em 160 kg para atingir 11.160 kg.
Há mais de 350 H225 e H225M em serviço ao redor do mundo, totalizando mais de 880.000 horas de voo. Os clientes militares incluem o Brasil, França, Malásia, Indonésia, Iraque, Tailândia, Cingapura, México, Kuwait e Hungria.
Já tem unidade com a nova MGB em testes na Helibras. Tem um canal do YouTube que um spotter grava vídeos dos testes de vários helicópteros, inclusive, um deles cota que é teste da nova MGB
É verdade aquilo que dizem que esse modelo não se adaptou bem ao clima amazônico ou é balela?
Bernardo,
A Aviação do Exército tem operado normalmente o H225M em Manaus desde 2019 e em Belém, a Marinha (2019) e o Exército (2022) também estão operando…
Mais uma vitória do H225M que esta consolidando um bom caminho mundo afora, a RNLAF selecionou o mesmo para equipar suas forças especiais e com isso espero que sejam entregues próximo daquilo que esta na concepção artística.
Sonda para REVO e armamento personalizado, e também é a continuidade de uma variante do Cougar com o qual deverá trabalhar em conjunto ainda por um tempo. Teve quem apostou em uma versão do NH90 para a missão mas mesmo assim preferiram algo consolidado e de custos mais acessíveis, e com esta decisão isso acaba com as especulações.
Boa noite a todos.
Este helicóptero continua vencendo disputas em países que considero eficientes em suas compras de armamentos. Não consigo entender a aversão que existe por ele aqui no Brasil.
Acredito que a aversão ao modelo esteja mais relaconada a demora e rumos que a encomenda de H225M tenha tomado aqui no Brasil.
Nunca vamos completar o pedido original por conta das mudanças contratuais que inclusive teve a incorporação do H125M pelas em substituição das últimas unidades. Mas quanto a máquina em si acredito que nada conste porque é reconhecidamente de qualidade e vem vendendo bem, o contrato com a Holanda reforça isso.
Duas coisas… Ao que parece resolveram os problemas da MGB (“caixa de engrenagens principal aprimorada”), ou não?! Isso é só semântica?!
Com a Holanda, também, adquirindo o KC-390, a certificação dos nossos H-36 para REVO, beneficiará a Holanda também.
Olha que faz muito tempo que não vejo mais nenhuma notícia sobre falhas da “MGB”, acredito que tenham resolvido sim este problema.
[IRONIA-ON]
Esse Países Baixos (Holanda) comprando a famosa Kombi, projeto velho não voa sobre o mar, solte pecinha, deixando a Ferrari NH90 para trás…
Esse Brasil mesmo quando erro acerta hahaha
[IRONIA-OFF]
A compra por esses países não serve de referência para atestar se é ou não bom o produto nesse caso, a questão é que compram para estimular as suas industrias, o que é correto , mas esse fato por si só não quer dizer que o H-225M seja bom, você mesmo citou o NH90 o qual a própria Holanda adquiriu, o mesmo tem apresentado grandes problemas, a Austrália, Noruega, Suécia, entre outros rescindiram os contratos e tiraram de operação , o Tiger também tem apresentado graves problemas, apesar de ser incoerente, nesse caso não vende necessariamente porque é bom, vende porque é produzido localmente, e mais uma vez friso que não entro no mérito de se é ou não um produto bom.