A Eurocopter divulgou mais detalhes sobre as correções previstas para o problemas que atormentam o EC225, o que levou cerca de dois terços da frota mundial de Super Puma a ficar sem operar desde Outubro do ano passado.
O fabricante baseado em Marselha liberou as informações no seu site de publicações técnicas em 24 de Maio, descrevendo como “o roteiro para as medidas de melhoria de segurança propostas para o EC225 para o completo retorno ao serviço”.
Ele diz que as propostas – se aceitas pela EASA – devem permitir que o helicóptero de 11t “retorne com segurança para o vôo”, em Junho ou Julho.
A retirada forçada de serviço da frota do Super Puma ocorreu após dois pousos de emergência no Mar do Norte em Maio e Outubro do ano passado causado pela falha da caixa de engrenagens cônicas do eixo vertical principal do helicóptero.
Embora o fabricante tenha proposto uma série de correções de curto prazo para permitir que os EC225 voem novamente, ele diz que serão necessárias novas medidas. “No longo prazo, todos os eixos afetados na frota de EC225/EC725 serão substituídos por novos eixos. Esses novos componentes terão um design modificado para eliminar qualquer risco de trincas”, afirma.
As investigações apontaram o caminho da causa da quebra relacionada a três fatores, diz, listando corrosão, tensões na fabricação e “redução de fadiga devido a estresse em ‘pontos quentes'”.
Está sendo proposta uma abordagem em duas etapas – ainda a serem certificadas pela EASA – modificar a área em torno do eixo e atualizar seu regime de manutenção para reduzir a possibilidade de corrosão ocorrer, aliado a um regime maior de inspeção. Isto substitui inspeções correntes com as inspeções de ultrasonicas, ele diz, e vão permitir que os operadores de voem cerca de 8 a 10 horas entre verificações.
Além disso, a Eurocopter planeja instalar um sistema na aeronave para permitir a detecção em vôo da presença de uma fenda, com uma luz de aviso âmbar na cabine para alertar os pilotos.
“Embora sujeita à aprovação pelas autoridades, prevemos que o tempo de vôo de duas horas será permitido após o início de um aviso em vôo”, diz.
Os novos procedimentos deverão ser introduzido no início deste mês, com treinamento começando em 10 de Junho. A certificação do sistema de alerta em vôo está prevista para o início de Junho, segundo a empresa, com a alteração frota em serviço em seguida.
Enquanto isso, a Eurocopter espera aprovação do eixo modificada em 2014, com retrofits disponíveis a partir do terceiro trimestre. “Todas as aeronaves entregues a partir de então serão equipadas com o novo eixo,” segundo o fabricante.
Nota: Foi colocada uma referência ao EC725 no Título da matéria não presente no texto original já que o artigo se refere a ambas aeronaves.
FONTE: FlightGlobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval