Os Estados Unidos excluíram a Turquia do programa F-35 e, por decisão da Casa Branca, a venda dos caças norte-americanos à Ancara foi suspensa, após a decisão de comprar mísseis russos ter sido mantida.
De acordo com a subsecretária norte-americana da Defesa “a compra do S-400 pela Turquia é inconsistente com os compromissos com a NATO e terá um impacto negativo na interoperabilidade turca com a aliança”, mas, para Ellen Lord, “independentemente da decisão da Turquia de prosseguir com a aquisição do sistema russo, a parceria internacional é forte e resiliente”.
O ministro turco dos Negócios Estrangeiros defendeu o direito à soberania e já pediu aos Estados Unidos para voltar atrás da decisão, lembrando que a Turquia é membro da NATO desde 1952, e que a medida pode ter consequências indesejáveis para todas as partes.
Pouco provável que a Turquia desista do negócio com a Rússia, uma vez que já foi feita uma entrega do sistema de defesa aérea S-400.
FONTE: Euronews
A vodka está jorrando como nunca, em certo país eslavo, com a realização deste negócio, que parece ser vultoso.
Não há dinheiro para a vodka visto que a indústria de defesa russa está quebrada! Culpa da corrupta e ruinosa administração megalomaníaca do déspota Putin. O butim mesmo são os contratos perdidos pela indústria turca, que a meu ver vão para o lado oposto do Mediterrâneo.
Os russos que gostaram, venderam s400 para os turcos…enquanto isso a Turquia perde muito com isso, as empresas turcas saem extremamente prejudicadas, principalmente como empresas do comércio de armas. Tiro no pé imenso!
Para além da perda de das capacidades únicas proporcionadas pelo F-35 o prejuízo das empresas turcas é evidente! Perderam milhões de dólares em investimentos e contratos por culpa dos caprichos e da megalomania do Sultão de Ancara.
Por outro lado é possível ouvir o espocar de champanhe dos CEOs das empresas de tecnologia de um certo país localizado no lado oposto da Turquia no Mediterrâneo
pelo que li em canais turcos, eles parecem que vão de SU-57 por agora.
estão bem nervosos por EUA apoiar os Kurdistan, e querendo ou não se esse movimento ganhar força a Turquia
perderá vastas áreas do seu território, na Turquia os Kurdos são taxados como terroristas pelo governo..
o pior é que eles estão se aproximando do Irã e isso vai dar muita dor de cabeça ao EUA mais pra frente.
segundo eles, os EUA barraram por longos anos a Compra de defesa anti-aérea pela turquia do próprio EUA, e quando liberaram o preço foi jogado pra cima custando 3x amais que um membro da UE pagaria, e na comparação de defesa anti-aérea o S-400 está disparado sendo o melhor e mais barato que os concorrentes.
ou seja ‘eles queriam sim o padrão OTAN, mas obama fez pirralha e o S-400 só comia pelas beiradas a briga,
e hoje os turcos estão no desenvolvimento do S-500, difícil largar esse osso agora.
Tudo é milimetricamente pensado, governos passam mas o projeto de estado permanecem. Não foi Obama , foram os Generais e estrategistas do EUA que fazem o jogo da Guerra conforme seus interesses. o Chefe do executivo é apena uma peça na engrenagem de uma nação tão poderosa como EUA.