O governo dos EUA aprovou a venda de um pacote de atualização de US $ 635 milhões para a frota chilena de caças Lockheed Martin F-16.
O pacote inclui 19 helmet-mounted, atualizações para aviônicos, equipamentos de comunicação, além de outros sistemas e serviços, diz a Agência de Cooperação em Segurança de Defesa (DSCA) em uma notificação do congresso.
“A proposta melhorará a capacidade do Chile de enfrentar ameaças atuais e futuras, modernizando sua frota de caças F-16, permitindo ao Chile manter a soberania e a defesa da pátria, aumentando a interoperabilidade com os Estados Unidos e outros parceiros para deter potenciais adversários”, diz DSCA.
Os dados das frotas Cirium mostram que o Chile tem 46 F-16 em seu inventário. Destes, 36 são F-16A / B, com idade média de 35 anos, e 10 F-16 C / D, com idade média de 14 anos.
FONTE: ITS Media Lodge
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Nesse ritmo o chile conseguira entrar em nosso espaço areio, ir ate salvador passear e voltar sem nenhum meio de bloqueá-los. Equiparar as forças militares é uma forma de manter a PAZ e o Brasil esta moscando, temos que instalar radares ( igual ao feito em MS) em toda a extensão da fronteira Oeste e após ( algo já urgente) no mínimo três de defesa de consta além do horizonte ou veremos tragédias como a do óleo em 2019 acontecerem de novo