O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, ordenou o envio de um porta-aviões para o Golfo neste sábado, caso Washington decida agir militarmente depois que insurgentes dominaram uma série de cidades iraquianas nesta semana e ameaçaram Bagdá.
“A ordem dará ao comandante-em-chefe flexibilidade adicional caso opções militares sejam necessárias para proteger vidas norte-americanas, cidadãos e interesses no Iraque”, disse o Pentágono em um comunicado.
O porta-aviões USS George H.W. Bush (CVN 77), que está no norte do Mar Arábico, será acompanhado pelo cruzador de mísseis guiados USS Philippine Sea (CG 58) e o destroyer USS Truxtun (DDG 103), de acordo com o comunicado, acrescentando que os navios devem chegar ao Golfo na noite de sábado.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na sexta-feira que ele levaria vários dias para determinar como os EUA irão ajudar o Iraque a lidar com a insurgência. Mas descartou enviar as tropas norte-americanas de volta ao combate e disse que qualquer intervenção dependeria de um envolvimento maior das autoridades iraquianas.
O Pentágono está preparando uma série de opções para Obama, incluindo ataques aéreos. Tais ações seriam destinadas a ajudar o Iraque contra militantes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, ou ISIL.
O USS George H.W. Bush é um porta-aviões da classe Nimitz, os maiores navios de guerra do mundo, de acordo com a Marinha dos EUA. Os navios são equipados com dois reatores nucleares e podem transportar uma tripulação de cerca de 6 mil pessoas.
FONTE: Reuters
Dois esquadrões de Super Hornets bombardeando diariamente as cavernas onde os ratos Talebans se escondem ajuda mas não resolve, eles usam taticas de guerrilha e para vencê-los realmente a luta tem de ser de rua em rua, de casa em casa, pois são covardes, ficam escondidos e atacam de surpresa.
Outra opção é vigiá-los o tempo todo com satélites e drones e fazer ataques precisos com mísseis AGM.