Os EUA vão vender à Indonésia oito helicópteros Boeing AH-64E Apache Longbow, em um negócio de US $ 500 milhões.
O negócio foi anunciado em uma conferência de imprensa conjunta, em Jacarta, entre o secretário de defesa dos EUA, Chuck Hagel, e o ministro da Defesa indonésio Purnomo Yusgiantoro, de acordo com um comunicado do Departamento de Defesa dos EUA.
“Fornecer estes helicópteros é um exemplo do nosso compromisso para ajudar a construir a capacidade militar da Indonésia”, disse Hagel. Ele disse que os helicópteros vão ajudar a lidar com “uma série de contingências, incluindo as operações de combate à pirataria e fiscalização marítima”.
Como parte do acordo, os pilotos da Indonésia e equipes de apoio receberão treinamento de militares dos EUA. Detalhes da entrega e treinamento ainda estão sendo resolvidos.
Em setembro de 2012, a Agência de Cooperação Segurança e Defesa dos EUA (DSCA) notificou o Congresso que Jacarta buscava oito Apaches na nova configuração do Exército dos EUA bloco III, como parte de vendas militares estrangeiras (FMS) incluindo quatro radares APG-78 Longbow de controle de fogo. A venda também cobriria a oferta de novos equipamentos e serviços, incluindo um pacote de armamentos incluindo 120 mísseis ar-superfície AGM-114 Hellfire da Lockeed Martin.
No momento o negócio está avaliado pela DSCA no valor de US $ 1,4 bilhão. Dado o que acontece normalmente com o FMS, este valor provavelmente inclui elementos como armas e apoio de ciclo de vida de longo prazo completo para os helicópteros.
Nos últimos anos, Jakarta tem melhorado muito suas capacidades de ataque ao solo. Quando o Apaches chegarem, eles vão complementar as 16 aeronaves de ataque leve Embraer EMB-314 Super Tucano que a Indonésia está em processo de introdução em sua força aérea.
A Indonésia tem sofrido revoltas periódicas em províncias como Aceh e Papua Ocidental, criando um nicho para aeronaves de contra-insurgência na força aérea do país.
FONTE: FlightGlobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval