Na quarta-feira (09), os Estados Unidos (EUA) bloquearam o fornecimento de 30 helicópteros de ataque T129 ATAK, produzidos pela empresa Turkshi Aerospace Industry (TAI), para o Paquistão, informou Ibrahim Kalin, porta-voz do presidente turco.
Durante uma coletiva, Kalin observou que com o bloqueio dos EUA, a venda do helicóptero provavelmente levará Islamabad a comprar um helicóptero de ataque produzido na China, e que isso prejudicará ainda mais Washington no futuro.
O T129 ATAK é um helicóptero de ataque bimotor, com assento em tandem, multimissão e capaz de operar sob quaisquer condições climáticas. Ele é baseado na plataforma italiana Agusta A129 Mangusta e equipado com motores norte-americanos. Este último alvo do bloqueio de exportação, o motor LHTEC CTS800-4AT, produzido pela Joint Venture formada pela Rolls-Royce e a Honeywell .
A Turquia e o Paquistão assinaram, em Julho de 2018, um acordo de US$ 1,5 bilhão para o fornecimento dos trinta helicópteros, mas a data de entrega foi adiada após o Pentágono se recusar a emitir à empresa turca uma licença de exportação para os motores.
O bloqueio dos EUA surge como impacto das sanções dos EUA à Turquia, desencadeadas pela decisão de Ancara de comprar mísseis S-400 da Rússia.
Os Estados Unidos anunciaram o primeiro bloqueio em julho de 2019, dias antes de uma reunião entre o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro Imran Khan, em Washington.
Em janeiro de 2020, o chefe das Indústrias de Defesa da Turquia (SSB) disse que Ancara e Islamabad prorrogaram o acordo de entrega por mais um ano para garantir uma entrega tranquila. O acordo dá ao Paquistão a opção de comprar os helicópteros Z-10 chineses, caso o acordo turco não se concretize.
Em agosto de 2020, a Turquia contratou um escritório de advocacia em Washington para fazer lobby junto ao governo e ao Congresso dos Estados Unidos para obter uma licença de exportação, e assim conseguir concluir seu maior acordo de defesa com o Paquistão.
O último bloqueio, no entanto, provavelmente forçará os dois aliados a cancelarem o negócio, forçando Islamabad buscar outras opções de helicópteros de ataque.
FONTE: TN
Conheça o T129 ATAK em detalhes nesse walkaround :
Tem um país na America do Sul que andou avaliando estes bichinhos tempos atrás. Será?
Eles podem querer adquirir Mil Mi-28 no lugar.
Esse é mais um exemplo p/ o Brasil qdo se trata de interesses, qdo as coisas se referem aos interesses deles, amizade, amizade, negócios a parte, é bem assim.
MODERAÇÃO: Caro leitor, favor não utilizar mais esse tipo de expressão ao comentar no DAN!