Os Estados Unidos aprovaram a venda de oito helicópteros de ataque AH-64E Apache para o Kuwait, avaliada em US$ 4 bilhões.
Além dos oito novos helicópteros, o Kuwait quer modernizar os dezesseis AH-64D adquiridos em 2005 para a mesma configuração do modelo E.
Os Apaches serão equipados com os sistemas de aquisição de designação de alvos AN/ASQ-170(V) e sensores de visão noturna AN/AAQ-11, além dos AN/APG Longbow. Eles serão armados com lançadores de mísseis AGM-114 Hellfire, de foguetes Hydra 70 mm e metralhadoras M23El de 30 mm.
O contrato também inclui a aquisição de motores T700-GE 701D novos e remanufaturados, bem como sistemas de alerta de mísseis AN/AAR-57 (CMWS) novos e remanufaturados e GPS integrado com navegação inercial e receptores multimodo.
Os principais contratantes desta venda serão a Boeing, a Lockheed Martin e a General Electric.
FONTE: DSCA
FOTO: US Army (Ilustrativa)
Que preço salgado. Esse preço proíbe que países como o Brasil possam sonha com aeronaves do mesmo tipo.
Seria muito bom para o Brasil, mas sairia muito caro para mantê-los.
Que fortuna, 4 bilhões de dólares?
Entendo que são 8 novos e modernização de outros 16, com peças sobressalentes, mas que preço salgado !
Só a título de comparação, dava pra comprar umas 8 ou 9 Tamandarés.
Pois é! Dividindo o valor total pelo número de aeronaves (8+16=24), dá praticamente 167 milhões de dólares por unidade (Eu sei que é com tudo incluso)…..muiro caro….caríssimo! Para efeito de comparação, o programa do Gripen brasileiro dá 150 milhões de dólares por unidade…e no programa dos Apache tem 8 novos e 16 modernizados….