A Saab e a Escola Britânica de Pilotos de Teste (ETPS) renovaram o contrato de uso do caça Gripen por alunos dos cursos de pilotos e engenheiros de teste da ETPS, em 2012. Desde 1999, os alunos da ETPS usam a aeronave durante seu treinamento. O contrato inclui vários cursos da ETPS, incluindo duas campanhas de treinamento por ano, uma no segundo e a outra no último trimestre do ano, na Suécia.
A aeronave de combate Gripen vem sendo usada, nos cursos de treinamento de pilotos de teste há 13 anos, e é uma parte importante do programa do Curso de Graduação de Aeronaves de Asas Fixas da ETPS.
Instrutores e alunos usam um Gripen biposto nos voos de instrução e nos treinamentos em simuladores, experimentando a avançada tecnologia do caça e suas característics de voo. Aprender técnicas específicas e fazer avaliações de sistemas e da aeronave são partes fundamentais do programa. A campanha também consiste em voos de alvo, onde um jato de treinamento SK 60 é empregado como alvo, para avaliações de radar.
“É com prazer que a Saab recebe esta renovação do contrato com a ETPS para o ano de 2012”, disse Eddy de la Motte, Vice-Presidente e Responsável pela área de Exportações do Gripen. Trata-se de um excelente reconhecimento da capacidade do Gripen, o que é comprovado por esta renovação do contrato com a ETPS para esta aeronave usada como caça de última geração. É natural que nos sintamos felizes com esta cooperação tão proveitosa”.
Quanto ao programa ETPS, há também uma colaboração estreita entre a Saab e a Força Aérea da Suécia, no que diz respeito aos voos realizados no país. Alunos e instrutores vão às instalações de testes de voo da Saab, em Linköping, onde fazem um curso de voo em simulador, enquanto que o treinamento no simulador do Gripen é realizado na Base F 7 da Força Aérea da Suécia, localizada em Såtenäs.
FONTE: G&A Comunicação Empresarial