Apresentação foi realizada na manhã desta sexta-feira (03/07) durante cerimônia na AFA
A Esquadrilha da Fumaça realizou, na manhã desta sexta-feira (03/07), sua primeira apresentação após a substituição da aeronave T-27 Tucano pelo A-29 Super Tucano. A demonstração aconteceu durante a cerimônia de entrega de espadim aos cadetes do primeiro ano da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).
O comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, ressaltou como foi retomar as atividades com o novo avião. “Foi uma honra porque foram dois anos de implantação da nova aeronave. Foram muitos treinamentos, muitos voos para conhecer a aeronave e adaptar o display de demonstração. Poder concluir, fazer um fecho desse trabalho todo, é muito gratificante, um motivo de muito orgulho”, disse o militar.
O público, segundo o Tenente-Coronel Gobett, pôde notar várias diferenças nessa primeira apresentação. “Certamente mais velocidade e mais emoção. Retomamos manobras que não eram mais feitas na época do T-27 Tucano, já que o desempenho desse avião proporciona algumas capacidades a mais em relação à aeronave anterior”, avaliou.
A apresentação das sete aeronaves teve duração de trinta minutos e emocionou o público e os pilotos. “Só tenho a agradecer ao público que nos entendeu e nos esperou. Sei que toda a nação está vibrando com esse retorno. Estamos prontos para voltar a percorrer os rincões do Brasil”, afirmou o piloto da aeronave número três, Major Ubirajara Pereira Costa Júnior.
Treinamento com o A-29 – A última apresentação da Esquadrilha da Fumaça com o T-27 Tucano ocorreu no dia 31 de março de 2013 sobre o Lago Paranoá, em Brasília (DF). Após a despedida da aeronave, a Esquadrilha começou a implementar o A-29 Super Tucano com o objetivo de garantir mais potência na realização das acrobacias. A aeronave ganhou nova pintura baseada nas cores da Bandeira Nacional.
Os pilotos treinaram no simulador do A-29 e realizaram voos em praticamente todas as regiões do Brasil por dois anos e três meses. Novos pilotos também chegaram à unidade. As novas aeronaves participaram, ainda, de exposições estáticas em diversos eventos, como o “Portões Abertos”.
“Nós nos preparamos com muito treinamento e muito estudo sobre o avião, as manobras e as capacidades. Foi um período longo, intenso, mas que valeu muito a pena. É o CECOMSAER/Cap. Celoni fecho de um trabalho e da implantação de uma aeronave bem diferente mas que consegue trazer a mesma emoção ao público, como foi em todas as gerações da Fumaça”, complementou o comandante da Esquadrilha da Fumaça.
Além do treinamento de acrobacias e aperfeiçoamento dos pilotos, as equipes de manutenção e logística também se aprimoraram durante o período de pausa das apresentações.
O EDA recebeu ainda aeronaves equipadas com o sistema de geração de fumaça que utiliza óleo ecologicamente correto. O novo produto usado para as aeronaves “escreverem” nos céus com fumaça branca não agride a camada de ozônio e não gera poluição.
EDA – No dia 14 de maio de 2015, a Esquadrilha completou 63 anos. Neste período, quase quatro mil apresentações aéreas foram realizadas no Brasil e em mais de 20 países. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) é uma das instituições que mais representam a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB) em âmbitos nacional e internacional.
Próximas apresentações – A agenda da Esquadrilha da Fumaça já tem apresentações confirmadas. A primeira demonstração pública será em Maringá (PR) em 12/07. Os fumaceiros também estarão no evento Portões Abertos da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, no dia 16 de agosto.
FONTE: EDA – Agência Força Aérea
Boa notícia e então, fumaça já! ! ! !
Além do que agora com o A-29 o EDA cumprirá também o papel de promover o Super Tucano nas suas apresentações principalmente quando retornarem ao EXTERIOR.
E o que já é bom vai ficar AINDA MELHOR !!!
Está previsto que uma das primeiras unidades de KC-390 a serem recebidas pela FAB será destinada ao apoio do EDA para dar mais apoio e promover o “novo BIG Brother” no exterior…
Não sei se haveria possibilidade técnica de se adaptar uma sonda de ponta de asa no ST para translado, mas seria muito legal se além de apoio como transportador o KC pudesse reabastecer em voo os “seus super tucaninhos”….
E ver o KC-390 cercado por 7 Super Tucanos teria que fazer parte dos futuros Shows….
Parabéns a esquadrilha agora com os A-29 o show serà ainda melhor!
Ate q enfim….todos estavamos sentindo a falta desta q nos da muito orgulho. Espero q o problema tecnico tenha sido resolvido pela Embraer e q isto nao tenha criado limites de altitude na apresentacao. Sds
Parabéns pelo retorno estávamos com muita saudade
Gostaria de ver o vídeo.
Parabéns a esquadrilha.