Mais um recorde de demonstrações foi atingido pela Esquadrilha da Fumaça no ano em que completamos seis décadas de história, confirmando a importância de divulgação do nome da Força Aérea Brasileira em âmbito nacional e internacional. Em comparação ao ano passado, em que completamos 122 demonstrações, conseguimos atingir o novo recorde de 130 apresentações durante 2012, tendo passado por 16 do total de 27 estados brasileiros, mais quatro países da América do Sul. As missões internacionais que fizeram parte de nossa agenda foram quatro países: Chile, Argentina, Bolívia e Venezuela.
Sob o comando do Tenente-Coronel Aviador Wagner de Almeida Esteves, a Fumaça, em 2012, completou sua nova marca, de forma a totalizar 3.675 demonstrações desde o início da história da Esquadrilha. “Ninguém tem dúvida de que nesses 60 anos, a Esquadrilha ficou reconhecida pela precisão, pela lógica, pelo que se pode quantificar. Mesmo sendo a quantificação a base do nosso ofício, é sempre hora de celebrar também o que não conseguimos quantificar. E como é bonito também tudo aquilo que não conseguimos mensurar. Por exemplo: não podemos contar quantas letras foram escritas nos céus nessas 130 demonstrações, muito menos o que elas já provocaram de sentido, significado, suspiros. O quanto já foi publicado levando a imagem da FAB em espaços privilegiados do nosso País e, por que não falar, do mundo. Essa é a alma do Esquadrão de Demonstração Aérea. Aqui nós decolamos em busca da linguagem da emoção,” ressaltou o Ten. Cel. Av. Esteves.
Uma das mais importantes missões que o EDA participou, neste ano, foi a “Feira Internacional do Ar e do Espaço” (FIDAE), na cidade de Santiago, no Chile, entre os dias 27 de março a 1º de abril. Vale destacar, também, em território brasileiro, o “Circuito Cívico” que abrangeu 15 cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste no mês de setembro. A missão recebeu este nome em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Outra missão que, também, deve ser ressaltada é a trajetória por nove cidades no “Circuito Nordeste” durante o mês de novembro.
É neste final de ano, também, que inovações e mudanças estão marcando a história da Esquadrilha, como a troca das aeronaves T-27 Tucano pelo A-29 Super Tucano, garantindo mais potência na realização das acrobacias. Os aviões A-29 irão apresentar nova pintura, baseada nas cores da bandeira nacional, prevista para ser mostrada ao público na cerimônia militar da Passagem de Comando na próxima terça-feira, dia 18 de dezembro, na Academia da Força Aérea (AFA). A solenidade militar será realizada para a passagem do comando do EDA ao Tenente-Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso.