No dia 28 de novembro, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) encerrou a sua participação na “Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida”, onde foram empregadas duas AF-1B/1C para a realização de ações de monitoramento, busca e esclarecimento marítimo, a partir das Bases Aéreas de Natal e de Belém.
As aeronaves fizeram ainda, ação de presença nos limites da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e auxiliaram no controle e fiscalização do tráfego mercante de interesse na região.
FONTE E FOTO: MB
E na minha opinião a aviação de asa fixa da MB deveria ser exclusivamente para patrulha marítima/ASW/ASuW, com os P-3AM que a FAB já ofereceu. E desativar o VF-1, vendendo os poucos A-4 para algum país amigo.
Na minha opinião o fato de não possuir mais um porta-aviões não é motivo de impedimento para a MB manter sua própria força aérea. A Marinha pode realizar a vigilância e defesa da Amazônia Azul a partir de pistas em terra localizadas em regiões costeiras independente da FAB. Isso também justificaria a MB buscar adquirir um novo modelo de aeronave pra substituir os seus velhos AF-1.
Sonhar com caças novos sem se quer um número adequado de navios operacionais não me parece algo muito produtivo, não seriam melhor mais mísseis para os helicópteros?