O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), em conjunto com o Navio Aeródromo Multi-propósito “Atlântico” (A-140), participou de um exercício de controle aéreo de interceptação, visando o aperfeiçoamento dos Controladores Aéreos de Interceptação (CAINT) recém-formados no Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML).
O exercício teve como objetivo, além do adestramento dos controladores, destacar o papel importante do binômio aeronave de caça-navio de comando e controle na defesa aeroespacial da Esquadra com a realização de interceptações durante o período noturno, uma ação que não era praticada pelo EsqdVF-1 desde 2019.
O exercício reforça o compromisso da Marinha do Brasil em manter sua prontidão e eficácia operacional, ainda que diante de desafios complexos. Além disso, ressalta a importância da cooperação e integração entre diferentes componentes da Esquadra para garantir a segurança e soberania das Águas Jurisdicionais Brasileiras.
Não consigo ver sentindo em usar os A-4 da forma que estão! Aeronave não tem não pra atirar a não ser os canhões. Nao sou contra operar caças baseado em terra mas pelo amor de deus leva mais a sério isso.
Engraçado que, já vi muita mídia do Esquadrão, e realmente parece que não possuem OVN quaisquer pra uso em missão noturna, MB poderia arrumar meia dúzia de ANVIS-9 pra poderem usar, é uma perda muito grande de consciência situacional, depender de radar, datalink e RWR apenas não dá, como tem tally?
Boa noite amigo Guilherme vc sabe quantos A4M a MB tem?
2 há previsão de compra de 12 caças para o VF1?qual seria?
Obrigado
Abs
Li em algum lugar que há planos para compra de 16 F-35B e 4 Ospreys para uso no Atlântico.
Tomara que seja brincadeira esse seu comentário…
Matéria de 1° de abril?
Hehehehehehehehehe….excelente piada!!
Cara, tem um número enorme de matérias sobre os A-4 da MB, aqui e em outros sites. A MB decidiu por modernizar 6 aeronaves, mas foram modernizadas 7, porque 1 foi perdido em acidente. Então, atualmente são 6, sendo que 1 deles (N-1013) está fora de operação há alguns anos, após acidente na decolagem. Os outros são os N-1001, 1004, 1008, 1021 e 1022. O N-1001 entrou em revisão geral em 2022, não sei se já voltou a operar.
Parabéns à Marinha pela qualidade das imagens! Mais um pouco e teríamos 4 pixels (somando-se ambas as imagens), um show de comunicação social!
Rs. Ia comentar exatamente isso.
Me lembraram as fotos do Motorola S3 que tinha. Na verdade, acho até que eram melhores.
Mas isso é cum comportamento default das nossas FA, vídeos e fotos com qualidade aquém da era que vivemos.
Talvez seja por falta de vontade, por não ter o equipamento necessário mas, o que é mais provável, é não quererem mostrar equipamentos ou informações classificadas como sigilo sigilosos. Como se outros países não os tivessem.
Afinal os modernissimos A-4Br estão no estado da arte, na vanguarda da tecnologia. Pelo amor de Deus né… ahahha
O equipamento da Foto veio junto com A-4 Skyhawk do Kwait!