Nos meses de maio e junho, o 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) apoiou o estágio de Avaliação Final do Curso de Ensaios em Voo (CEV) do Instituto de Pesquisas e Ensaios de Voo (IPEV) da Força Aérea Brasileira (FAB).
O curso visa a formação de pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de testes e ensaios relacionados com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação, tanto para aeronaves quanto para sistemas embarcados.
A Avaliação Final do Curso, prevista para ser executada no exterior, não pôde ocorrer, devido à pandemia da Covid-19. Assim, atendendo à demanda da FAB, a Marinha disponibilizou o esforço aéreo necessário para a conclusão do curso nas aeronaves AF-1B/C, com o apoio de instrutores de voo do VF-1, em 12 horas de voo distribuídas em inúmeras surtidas, simples e duplas, a partir do Aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller, da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia-RJ.
Durante os voos, os alunos (pilotos e engenheiros) testaram os limites aerodinâmicos das aeronaves, avaliaram os parâmetros de manual dos sensores modernizados, além de realizarem ensaios no sistema de emprego de armamentos e navegação inercial, consolidando, em relatórios detalhados, alguns dados importantes também para a avaliação operacional dos AF-1.
Diante do cenário atual, durante o curso foram cumpridos os protocolos estabelecidos para a prevenção de contaminação das tripulações envolvidas, como o uso de máscaras e esterilização das aeronaves pelos militares componentes da Unidade de Descontaminação Volante da Esquadra em São Pedro da Aldeia.
FONTE E FOTOS: MB
Boa noite amgo Guilherme você sabe se o falcão N-1013 acidentado ano passado
foi recuperado?