O 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (QE-1) realizou, no dia 3 de maio, o primeiro lançamento noturno de uma Aeronave Remotamente Pilotada na Marinha do Brasil.
O evento representa um importante marco operativo para o Esquadrão, na medida em que possibilita o emprego de suas aeronaves RQ-1 ScanEagle em missões noturnas de Esclarecimento, apoio às Operações Especiais, Ações contra Delitos Transfronteiriços e Ambientais, Operações Humanitárias, Monitoramento de Desastres e outras.
O acontecimento foi possível graças ao profissionalismo e esforço conjunto de todos os Departamentos da Organização Militar (OM) em prol da preparação de seu pessoal e material para a realização de tal atividade.
Essa mesma data foi também caracterizada por outro importante marco operativo para o EsqdQE-1, o primeiro lançamento duplo da aeronave RQ-1 num mesmo dia.
O Esquadrão somou cerca de 10 horas de voo em apenas um dia, tendo sido lançado o primeiro ScanEagle às 10:00h, e o segundo recolhido apenas às 22:00h.
Gran adquisición, ha Sido fundamental el sistema ScanEagle para las misiones ISR en la Fuerza Aérea Colombiana.
Como todo Sistema em processo de implantação, tem que se criar doutrinas e manuais de operação, treinar operadores, etc. . Ou vocês acham que tudo na vida é “Plug and Play”? Não é obrigatório fazer comentários!!
Excelente, próximo passo é implementar o voo noturno a bordo.
Realmente complicado! A operação destes sistemas não deveria ser mais um misterio para uma instituição como a MB.
E…..daí ..?
Nada de demais….