Por Guilherme wiltgen
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (HU-51), antigo 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), foi ativado no dia 25 de junho de 1998, nas antigas instalações da Base de Aviação Naval do Rio Grande, na Ilha do Terrapleno de Leste na Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul.
Adotou como símbolo o Albatroz, ave marinha característica da Região Sul do país, capaz de voar a longas distâncias da costa e em condições meteorológicas por vezes muito severas, passando então a ser conhecido na Aviação Naval como “Esquadrão Albatroz”.
O HU-5 utiliza os helicópteros Helibras UH-12 Esquilo, realizando operações ribeirinhas, patrulhas fluviais, busca e salvamento (SAR), esclarecimento visual, transporte de tropa, evacuação aeromédica (EVAM), ligação e observação, apoio logístico, apoio às operações especiais, reconhecimento armado e ataque aéreo.
O Esquadrão possui em seu inventário aeronáutico o helicópteros HB350 Esquilo matrícula N-7050, primeiro UH-12 recebido pela Marinha do Brasil, que se encontra em plena operação, demonstrando o empenho do HU-51 na manutenção dos seus meios
Seu atual comandante é o Capitão de Fragata Rafael Ramos Machado dos Santos.
“ALBATROZ, AS ASAS DA MARINHA NO SUL”