Foi recebido ontem (31.01.2013) na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) a aeronave UH-15 Super Cougar N-7102 (Pégasus 02), pelo 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2).
Em 2008, o Ministério da Defesa assinou com a Helibras um contrato para construção de 50 helicópteros EC-725 Super Cougar (Caracal), deste total, 16 aeronaves serão destinadas para a Marinha do Brasil, sendo 8 unidades designadas UH-15 Super Cougar, com capacidade de realizar missões de esclarecimento, SAR, apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais e 8 unidades designadas UH-15A Super Cougar, com capacidade de realizar esclarecimento e ataque em missões de guerra de superfície (ASuW), missões de Combate SAR (C-SAR), Busca e Salvamento (SAR), apoio às Operações Anfíbias, Operações Especiais e Guerra Eletrônica.
Nesta foto do nosso colaborador Rubens Barbosa Filho, o Pégasus 02 aparece em um dos seus voo finais de testes, durante a aproximação no aeródromo de São José dos Campos, em janeiro deste ano.
LEIA MAIS SOBRE O UH-15 (EC725):
Acabei achando a resposta para minha própria pergunta! rs
http://www.aviacionargentina.net/foros/aviacion-militar-mundial.5/5007-ec-725br-brazilian-super-cougar-4.html
Apareceu em algumas notícias que o radar a ser usado no Alfa seria o AN/ APS 143 V, o mesmo usado no Sea Hawk. Há algumas fotos da Tecnologia e Defesa no facebook do UH-15 com o radome aberto (não sei se era do Alfa, sinceramente) que mostra uma antena e a legenda relata ser a do radar AN/APS, mas parece ser mais do radar metereológico do, tendo em vista que a antena do radar instalado no Sea Hawk tem um tamanho considerável maior.
Algum dos editores sabe se a antena do radar do Alfa é esta mesmo indicada nas fotos ou uma outra será instalada na parte de baixo como a do SH?
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=459677574093312&set=a.207704929290579.51640.204571156270623&type=1&theater
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=459668694094200&set=a.207704929290579.51640.204571156270623&type=1&relevant_count=1
Um abraço.
Posso Augusto\; todos os helis entregues até agora estão com limitações de velocidade, carga G e atuação ciclico. Os da Mb estão proibidos de voar sobre o mar em fun ças das seguintes razões: Quebra de um engrenagem de redução da transmissão e o toque das pás de hélice no filtro de ar do motor. Houve um acidente com a segunda aeronave do EB nopátio de Lixooter que decepou o filtro e danificou as pás. Este é o segundo acidente do tipo, o primeiro foi com o 01 da Mb que quase matou a tripulação.
Carop Wiltgen, voar não significa operar….
Grande abraço
Juarez,
Então vou retificar: O EB está operando com o HM-4, inclusive utilizando OVN. Realizando transposte de carga, Rappel, McGuire e qualificando os tripulantes.
Abs
“16 aeronaves serão destinadas para a Marinha do Brasil, sendo:
8 unidades designadas UH-15 Super Cougar, com capacidade de realizar missões de esclarecimento, SAR, apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais e 8 unidades designadas UH-15A Super Cougar, com capacidade de realizar esclarecimento e ataque em missões de guerra de superfície (ASuW), missões de Combate SAR (C-SAR), Busca e Salvamento (SAR), apoio às Operações Anfíbias, Operações Especiais e Guerra Eletrônica.”
Beleza! E a Marinha não está brincando em serviço, pelo texto todas as 16 unidades do EC-725 poderão ser utilizadas em operações diretamente relacionadas ao combate.
Exatamente Fred,
O UH-15 será utilizado no apoio ao CFN, SAR e Operações Especiais, assim como os UH-14 já executam estas missões hoje no Esquadrão HU-2. Já o UH-15A terá uma missão mais específica, voltada para o ASuW, C-SAR e etc…
Abs,
Nada de unidades reservadas exclusivamente para transporte VIP, bom…
O HM-4 Jaguar (EC725) do Exército está voando e o UH-15 da MB também.
Olá, Juarez.
Afora a questão do incidente no Mar do Norte, confesso que desconheço a notícia de que os EC-725 estariam groundeados ou com limitações operacionais no Brasil. Pode nos dar mais informações, como a fonte específica de onde você obteve essa notícia?
Assim como o primeiro, esse segundo EC-725 tem suporte abaixo do radome. Afinal, vai receber o FLIR ou não?
FLIR só no Alfa. Os de emprego geral terão apenas previsão.
mais para fazer companhia ao 01 na “chon” e com limitações operacionais, e nós trouchas pagando a conta, equanto isto no HS 1 os Gaviões são os donos do céu.
A propósito Padilha, o Pantera realizou uam de suas maiores operações reais demedevac na tragédia de Sta Maria vonada BH com 100% de dispoinibilidae.
Grande abraço