O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), empregando o helicóptero UH-15 N-7106 (Pégasus 06), realizou no dia 07 de maio uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante do navio mercante West Carina, de bandeira panamenha, que navegava dentro da área de responsabilidade de Busca e Salvamento (SAR) atribuída ao Brasil pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS).
Atendendo a um pedido de socorro do NM West Carina, o SALVAMAR SUESTE (Com1ºDN) coordenou a EVAM do tripulante com suspeita de cálculo renal. Após o acionamento da tripulação de serviço, composta por pilotos, mecânicos de aviação, equipe médica e mergulhadores, a aeronave N-7106 do Esquadrão Pégasus decolou para o navio que se encontrava a aproximadamente 105 MN de São Pedro da Aldeia-RJ.
Após a decolagem do navio a aeronave deslocou-se para o aeroporto Santos Dumont onde já havia uma ambulância para realizar o transporte do enfermo para um hospital.
A execução dessa complexa missão, que envolveu vários setores da Marinha do Brasil, permitiu a remoção com segurança de uma pessoa em perigo no mar, ratifica a capacidade do Brasil, por intermédio das OM da MB, de colaborar com o lema do SAR mundial, qual seja: “Para que outros possam viver”.
Desculpem a redundância…
Antes de retificar o que foi dito anteriormente, de que navio mercante não possui convés de voo, gostaria de saber do que se pensa quando falamos em navio mercante?…
Caso venha em sua mente um navio cheio de contêineres em cima, você está correto, porém a navegação mercante vai muito além disso, existem diversos navios que prestam serviços civis, como os navios-sonda, petroleiros, navios de apoio, de resgate, de pesquisa, quebra -gelos, a maioria à serviço da indústria petrolífera e como muitas vezes esses navios ficam distantes um dos outros e se faz necessário a ligação e o transporte de tripulantes e materiais de um ponto a outro, as aeronaves de asas rotativas fazem isso de melhor forma em face de embarcações, quando se torna necessário o transbordo ou a retirada de pessoal desses navios, os helicópteros necessitam pousar em algum ponto, ponto estes que podem ser específicos ou não, existem navios com plataforma de pouso e outros possuem áreas livres que podem servir como base de apoio, um exemplo real, durante a guerra das Malvinas/Falklands o Reino Unido decidiu enviar material para o arquipélago, ao navio Ro/Ro Atlantic Conveyor ficou a tarefa de transportar suprimentos e uma preciosa carga de helicópteros, os Linx, Essex e Chinook eram transportados no convés superior, junto com contêineres e o modo de desembarque dos helicópteros eram por meios próprios, sem o auxílio de guindastes, as aeronaves eram deslocadas uma a uma para uma área livre no convés e eram reinstalados os seus rotores e em seguida elas alçavam vôo rumo ao continente e assim foi até que um A-4 argentino disparou um míssil e levou o cargueiro a pique dias depois, ainda estavam a bordo alguns helicópteros, peças de reposição, suprimentos e matérias de combate, outra aeronave que utilizava o Atlantic Conveyor como plataforma de pouso eram os jatos de ataque Harrier/Sea Harrier com capacidade V/STOL, o mais famoso sobrevivente do ataque foi o Boeing/Vertol CH-47 Chinook conhecido como “Bravo November”, dei essa volta toda apenas para provar e comprovar que de algum modo, alguns navios com ou sem plataforma podem receber e operar aeronaves, inclusive de médio porte, não são todos que possuem essas capacidades, hangar é raro de ser encontrado nos principais projetos, assim como aeronaves orgânicas,o navio citado na matéria(o navio-sonda West Carina) possui uma plataforma de pouso localizada na parte superior da cabine de comando, outros possuem área de pouso improvisada, retiram se os contêineres ou a carga e lá está estampado um belo e grande “H” relatando que a embarcação esta apta a receber aeronaves, acho que me alonguei demasiadamente, mas de qualquer forma agradeço a atenção de quem por ventura teve o respeito e a paciência de ler este texto, espero ter elucidado está questão, desde já obrigado…
Navio mercante nao tem helideck , isso é um navio plataforma que acabou de chegar da coreia do sul . Samsung shipyard
Sds
GC
Caro amigo, alguns navios mercantes possuem convoo para a operação de helicópteros e futuramente tiltrotors, dependendo da necessidade de operação essas embarcações possuem área reservada para o procedimento, como uma plataforma de pouso, ou pode ser utilizada alguma área livre para o procedimento, algo do tipo ocorreu na guerra das Malvinas/Falklands, quando o cargueiro Ro/Ro Atlantic Conveyor teve parte de seu convés utilizado como plataforma de operações para os jatos Harrier de capacidade V/STOL e o mesmo navio foi empregado no deslocamento de aeronaves Linx, Essex e Chinook para o conflito, as aeronaves eram transportadas sem os rotores, que eram adicionadas posteriormente ainda com a aeronave embarcada e em seguida erguia voo do local adaptado com convoo, rumo ao continente, foi durante uma dessas “entregas” caso assim podermos chamar, que o navio foi atingido por um A-4 argentino vindo a entrar em chamas e ir a pique dias depois levando consigo importantes aeronaves e suprimentos, o maior e mais famoso sobrevivente desse episódio foi o Boeing/Vertol CH-47 Chinook, chamado de “Bravo November”, desculpe me alongar demasiadamente, porém me cabe aqui explicar e retificar sua questão, se você pensa em navio mercante como aquele navio que transporta contêiner, saiba que a aplicação da marinha mercante é muito superior a isso, navios-tanque possuem plataforma de pouso, navios AHTS, navios-sonda como o citado West Carina, navios-hoteis como o Floatel Edda Fines, dentre muitos outros, não irei me alongar, apenas queria te alertar sobre o que foi dito, espero ter auxiliado e sobre tudo não me considere chato, apenas gosto de elucidar os fatos, caso ocorra algum erro no texto, peço que por favor desconsidere, pois tenha em vista que não o copiei e se houver algum erro sobre a batalha de 1982, favor desconsiderar também, pois faz tempo que não leio sobre o tema, desde já obrigado pela atenção!…
Abraços…