O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) foi acionado pelo Salvamar Sueste para realizar a Evacuação Aeromédica de um enfermo que se encontrava no Navio Sonda “West Tellus”, a uma distância de 90 milhas náuticas, a nordeste da Ponta de Cabo Frio, na madrugada de 20 de maio.
A aeronave UH-15 Super Cougar N-7106 (H225M), decolou no nascer do sol e, além de sua tripulação básica, contou com uma equipe médica da Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia (PNSPA) e uma equipe do Grupo de Busca e Salvamento (G-SAR), do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN).
A equipe médica da PNSPA, composta por um médico e um enfermeiro, realizou a estabilização do enfermo após o embarque do paciente, que se encontrava em estado grave, carecendo de suporte avançado de vida durante toda a remoção, incluindo oxigênio suplementar até o pouso no aeroporto de Cabo Frio, de onde uma ambulância efetuou a remoção bem-sucedida para uma unidade de tratamento intensivo.
A complexidade das Operações de Busca e Salvamento no Mar (SAR), executadas pelos militares da Aviação Naval com o apoio do Salvamar Sueste, corrobora o esforço da Marinha do Brasil em garantir a salvaguarda da vida humana no mar e de cuidar da nossa gente, com elevada prontidão e segurança.
Prezado Wiltgen: os H225 tem se apresentado com uma condição operacional adequada? Os problemas com as MBT foram devidamente sanados de forma satisfatória?
O nosso desejo é certamente que esses problemas todos tenham sido contornados e que esses helicópteros sejam eficazez e úteis!!!
Rommel,
As respostas para as sua perguntas estão nas diversas publicações sobre o H225M aqui no DAN!
Temos visto o H225M operando de Norte a Sul. A FAB/MB empregando o H225M em diversas missões SAR mar a dentro.
Todos os eventos de calamidade pública e ajuda humanitária, o H225M está presente.
O EB operando o H225M no Norte e agora vai iniciar no Nordeste também, assim como a MB e a FAB já o fazem.
A versão ASuW já é realidade e está embarcando rotineiramente nas operações da MB.
No Sul, a MB tem um H225M destacado no HU-51, e é bem possível no futuro próximo a criação de um HU-52 na BAFL, a exemplo do HU-41 em Belém.
Sem falar nas mais diversas operações do CFN e das FE que contam com o apoio aéreo do H225M, seja no transporte de tropas, infiltração de Forças Especiais, C-SAR, lançamentos de paraquedistas e etc…
Abs,