No dia 20 de junho, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) participou da Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) do Navio Escola Brasil (U 27), em apoio à SIPPA do Comando da Força de Superfície.
Empregando a aeronave UH-15 Super Cougar N-7103 (Pégasus 03), foram realizadas diversas manobras operativas e exercícios em proveito da vistoria, tais como: crash da aeronave no convoo, homem ao mar, QRPB, VERTREP e pick up, inclusive simulando uma EVAM, empregando dois militares integrantes do GSAR, que realizaram os procedimentos para o embarque do “enfermo” na aeronave.
Ressalta-se que foi a primeira operação de uma aeronave do modelo UH-15 (H225M) com essa classe de navio, ampliando assim, os conhecimentos operacionais e o nível de adestramento dos aviadores navais deste Esquadrão.
Essa é nova pra mim.
Não sabe que os navios da classe Niterói (o Brasil é um derivado desta classe), pudessem operar de seus convoo helicópteros médios (até 11 Ton.). Achava que era no máximo entre 7 a 8 toneladas, daí nunca terem operado os Seahawks (até 9 Ton). Ou existe diferenças na construção das Niterói para o Brasil (pelo menos no que concerne ao convoo)?!
WG,
O convoo das FCN possuem dimensões diferentes das do convoo do NE Brasil, que é bem maior.
Nas FCN não é possível operar embarcado tanto o SH-16 quanto o UH-15.
Abs