Por Guilherme Wiltgen
O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) foi criado pelo Decreto nº 93.274, do Exmº Sr. Presidente da República em 18 de setembro de 1986, iniciou suas atividades como Núcleo (NuEsqdHU-2) em 25 de março de 1987 e foi ativado como Esquadrão em 25 de fevereiro de 1988, quando iniciou as operações aéreas com as aeronaves AS 332F1 Super Puma, que foram designadas UH-14. O primeiro helicóptero, o N-7071, foi recebido em 15/04/1987, e o primeiro voo no Brasil em 21/05/1987 com o N-7070.
Os UH-14 foram recebidos em:
N-7070: Recebimento 23/04/1987 Primeiro voo 21/05/1987
N-7071: Recebimento 15/04/1987 Primeiro voo 26/05/1987
N-7072: Recebimento 25/04/1987 Primeiro voo 10/06/1987
N-7073: Recebimento 18/02/1988 Primeiro voo 20/04/1988
N-7074: Recebimento 24/02/1988 Primeiro voo 15/03/1988
N-7075: Recebimento 18/02/1988 Primeiro voo 10/03/1988
N-7076: Recebimento 12/04/1994 Primeiro voo 05/05/1994
N-7077: Recebimento 12/04/1994 Primeiro voo 05/05/1994
O HU-2 Tem por missão “Aprestar os meios subordinados no cumprimento das tarefas que lhe são inerentes no âmbito das Operações Navais a fim de contribuir para o preparo e aplicação da Força Naval”.
O Esquadrão HU-2 é empregado em um variado leque de missões características de um esquadrão de emprego geral.
O transporte de tropa é um dos principais empregos atribuídos à aeronave e confere à tropa de Fuzileiros Navais maior mobilidade e eficiência. Nas operações especiais é configurada para inserção e extração de tropas sem realizar pouso, com a utilização das técnicas de Fast Rope, Rappel, Penca e ainda lançamento de Paraquedistas.
A aeronave UH-15 Super Cougar também serve de transportes administrativos de autoridades militares e civis, neste tipo de missão, destaca-se o frequente apoio ao Gabinete da Presidência da República.
O UH-15 também é empregado para o transporte de carga externa e interna, para carga interna a aeronave é configurada sem bancos, o que proporciona uma disponibilidade de cabine para até 3,9 toneladas.
Para materiais mais volumosos e pesados impossíveis de serem transportados internamente a aeronave é capaz de carregar até 4,5 toneladas de carga, através de gancho (cargo hook) instalado em sua parte inferior.
Em Evacuação Aeromédica (EVAM), pode transportar até seis macas, mantendo mais quatro assentos disponíveis para médicos e enfermeiros.
Para combates a incêndio, requisitado pelos órgãos de proteção ao meio ambiente, as aeronaves utilizam o “Bambi-Bucket” instalado no gancho.
Em navios, de grande e médio porte, é empregado em busca e salvamento, reconhecimento em proveito de força-tarefa, transporte de tropas para terra e apoio logístico móvel.
Os helicópteros do HU-2 operaram regularmente no NAM Atlântico (A 140), NDM Bahia (G 40) e nos Navio de Desembarque de Carros de Combate, que possuem convoos com tamanho e capacidade suficiente para operá-los. Com a aquisição do Atlântico, a capacidade de emprego dos helicópteros do HU-2 aumentou consideravelmente.
Em 2008, o Ministério da Defesa assinou com a Helibras um contrato para fornecimento helicópteros H225M, sendo quinze aeronaves destinadas à Marinha do Brasil. Destas, oito unidades foram designadas UH-15 Super Cougar, com capacidade de realizar missões de esclarecimento, SAR, apoio às Operações Anfíbias, quatro unidades designadas AH-15B com capacidade de realizar esclarecimento, ataque em missões de guerra de superfície (ASuW) e Guerra Eletrônica, e três unidades designadas UH-15A para missões de Combate SAR (C-SAR), Busca e Salvamento (SAR), apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais.
No dia 13 de junho de 2014, durante uma cerimônia nas instalações da Helibras, em Itajubá/MG, a Marinha recebeu formalmente o UH-15 Super Cougar N-7106, primeiro helicóptero H225M que passou por todas as etapas de produção no Brasil, representando um marco para a indústria nacional e para a própria Helibras, pois materializou o compromisso assumido pela empresa no projeto H-XBR.
Já foram rrecebidos três 225M Naval (N-4101, 4102 e 4103) com capacidade de carregar dois mísseis Exocet. Essas aeronaves são designadas AH-15B na Marinha do Brasil.
No dia 24 de junho de 2020, foi realizado o primeiro lançamento do míssil Exocet AM39 B2M2 contra o casco da ex-Corveta Jaceguai durante a Missilex 2021. Essa versão do H225M foi especialmente desenvolvido para a Marinha do Brasil, sendo a mais complexa desse modelo já produzida.
Outro marco importante nesses 37 anos de operação, foi alcançado na madrugada do dia 29 para 30 de agosto de 2021, quando o HU-2 realizou o primeiro pouso a bordo assistido por Óculos de Visão Noturna (OVN).
Nessa oportunidade, uma tripulação completa se qualificou para pouso a bordo com OVN, realizando 7 pousos e decolagens. Com a futura adequação da luminosidade do convoo do NDM Bahia (G 40), haverá um incremento às missões de helitransporte durante as operações anfíbias, possibilitando o Esquadrão HU-2 a operar com os Fuzileiros Navais e com os componentes das Forças Especiais da Marinha com maior furtividade e segurança.
Seu atual Comandante é o Capitão de Fragata (FN) Maximiliano Pinheiro de Oliveira.
“IN ALIS VIS ET VIRTUS!”
(Nas Asas a Força e a Virtude!)
Esquadrão de longa tradição na MB, com advento do Exocet, podemos dizer que são os “tudões”da Aviação Naval.
Tenho grandes amigos que foram Cmt’s do HU-2 e tive a honra de poder voar no 1º H225M deles, no translado para Itajubá-MG.
dos 15 H225M , 1 AH-15B foi cancelado , 1 AH-15A perdido em exercício., confere?
1 AH-15B Cancelado
1 UH-15 perdido em acidente