O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) realizou apoio ao Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade, no período de 11 a 26 de julho. O PROTRINDADE, criado em 2007, tem como um de seus objetivos promover e gerenciar o desenvolvimento de pesquisas científicas nas Ilhas da Trindade e Martin Vaz e na área marítima adjacente.
A aeronave UH-12 Esquilo N-7084 operou no Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), embarcado no Navio Hidroceanográfico Faroleiro Almirante Graça Aranha (H-34) e foi empregada em diversas tarefas, dentre as quais, destaca-se o transporte de pessoal e material (pesquisadores e suprimentos), contribuindo para a manutenção do Posto e possibilitando a pesquisa em prol da Marinha e do Brasil em local tão longínquo e de interesse nacional.
Além disso, foi realizado o translado do pessoal para a Ilha de Martin Vaz e realizado o cerimonial à bandeira, sendo hasteado, mais uma vez, o pavilhão nacional no primeiro local do território brasileiro que o sol incide os seus raios.
FONTE: MB
Sempre tive curiosidade em visitar essa ilha, é aberta a visitação? Existem programas de visita por barcos de turismo ou somente pessoal autorizado pode chegar lá?
Bem, quer dizer que agora nem se pode emitir “opinião” , pois os especialistas de plantão não permitem nenhum tipo de sugestão ou opinião. Sendo assim para se emitir qualquer tipo de comentário, mesmo que não seja exequível, opiniões só serão permitidas por oficiais militares expressamente especializados no tema, como o comentarista Marcelo Cueca.
O canal só poderá ter comentários de versados oficias generais, deixando de ser um canal para o público interessado no assunto.
Sempre achei que essa ilha no meio do Atlântico deveria ser equipada, com sistemas de radar e com sistemas de defesa, ou quem sabe até com o nosso futuro míssil de cruzeiro da Avibrás. É um posto avançado que pode monitorar o trânsito no Atlântico tanto aéreo como naval e submarino, com sonares espalhados para analisar o trânsito pela área, e não servir apenas como local de pesquisas. Facilitaria e economizaria nossos meios de patrulha de pelo menos parte da Amazônia Azul.
Existe uma entrevista ou palestra de alguém da Marinha falando exatamente o quão dificil é a logistica da Ilha da Trindade.
Como você vai manter míssil de cruzeiro, sonar e radar numa ilha que mal cabe gente, precisa de 3 dias ida e volta de viagem, no meio do nada fora de rotas comerciais pesadas?
A ilha é vulcânica, não tem como lotar ela de infraestrutura pra manter isso tudo não.
Só não faz por que o Brasil não dá a devida importância a ilha que é sim um ponto estratégico no meio do oceano e quem produz água doce e de qualidade aos milhares de litros por hora (pude ver isso com meus próprios olhos, não é exagero). Dê um google e veja oque os ingleses fizeram na Ilha de Ascensão que é um ponto estratégico um pouco mais ao norte de trindade, lá eles instalaram vários sistemas de vigilância via satélite em conjunto aos americanos que monitoram todo o mundo.
Você sabe que a Ilha da Ascensão é “só” 8x maior que Trindade né?
Você sabia dessa informação antes de tentar comparar Trindade com Ascensão?
Sugiro que você mesmo use o Google antes de escrever uma dessa
Falou o Almirante JL, que de almirante não tem nada, fala um monte de besteiras, isso é assunto para os versados na Estratégia Naval, os Oficiais Generais da Marinha do Brasil.