Por Guilherme Wiltgen
No dia 03 de agosto, foi realizado o primeiro pouso da aeronave SH-16 Seahawk, do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1), no Navio Doca Multipropósito Bahia (G 40). A missão ocorreu em prol do apoio à Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) do Navio.
Visando deixar o NDM Bahia apto a realizar operações aéreas embarcadas, o navio recebeu os integrantes do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM), Organização Militar (OM) subordinada a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), que é o orgão responsável em realizar as atividades normativas, técnicas e gerenciais relacionadas com a Aviação Naval, para iniciar a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA).
Antes de receber a aeronave a bordo, foram testados todos os recursos de aviação disponíveis no navio, assim como verificada a prontidão da sua Equipe de Manobra (EQMAM) e “crash”.
A VSA é uma atividade de prevenção que tem como propósito identificar perigos na atividade aérea, emitir Recomendações de Segurança e definir se a OM está em condições satisfatórias para conduzir operações aéreas com segurança.
A missão também proporcionou ao Esquadrão HS-1 realizar a primeira qualificação de pouso a bordo de dois pilotos de SH-16.
FOTOS: MB
Agora sim… pelo menos agora a MB pode deslocar alguns caçadores de submarinos longe da costa por semanas e até meses a fio, e se der pista o SH-16 afunda mesmo.
O Bahia andou sumido dos noticiários aqui do site. E quanto aos fuzileiros, tem previsão de quando um clanf será homologado para subir no navio?