A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 8º Distrito Naval, informa que o Salvamar Sul Sueste, estrutura orgânica de Busca e Salvamento (SAR), tomou conhecimento, por volta das 20h desta terça-feira (23), de uma ocorrência médica a bodo do Navio Graneleiro “Kerveros”. O navio de bandeira panamenha, que tinha como destino Cingapura, encontrava-se navegando a 200MN da costa, quando solicitou assistência médica, em virtude de um acidente com um de seus tripulantes, com possível lesão no crânio.
Após uma avalição realizada pela equipe médica da MB, feita por telemedicina, constatou-se a necessidade de evacuação, uma vez que o tripulante, ainda que consciente e sem evidências visíveis de sangramento, encontrava-se em estado letárgico e sem reação a estímulos.
Imediatamente, o Salvamar acionou a Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE), o SH-16 Seahawk N-3037, do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1), tendo a bordo uma equipe do Grupo de Busca e Salvamento do Comando da Força Aeronaval (GSAR), que demandou em direção ao ponto de encontro com o intuito de realizar a evacuação aeromédica (EVAM), com a maior brevidade possível.
No amanhecer da quinta-feira (24), a aeronave “Guerreiro 37” realizou o regaste de forma exitosa e em seguida, o paciente foi transportado ao Aeroporto Santos Dumont, pousando as 7h42, onde uma ambulância estava pronta para encaminhá-lo ao hospital Pinheiro Machado em Laranjeiras.
A Marinha do Brasil reafirma o seu compromisso com o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo e incentiva a participação da sociedade por meio do telefone 185 para denúncias e emergências náuticas.
FONTE: MB