Por Guilherme Wiltgen
O 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1), empregando o helicóptero SH-16 Seahawk N-3033, realizou no dia 12 de junho a Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante do navio mercante “CMA CGM RHONE” de bandeira de Malta, que havia suspendido do Porto de Itaguaí no dia 11/06 às 21h.
A Aeronave a Serviço da Esquadra (ASE) após o acionamento da tripulação de serviço, acrescida de equipe médica do Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia e integrantes do G-SAR-ForAer, o Guerreiro 33 decolou para o navio que se encontrava a aproximadamente 90 MN de Cabo Frio.
Após a conclusão do resgate no navio, o helicóptero seguiu para o aeroporto Santos Dumont, onde já havia uma ambulância para realizar o transporte do enfermo para um hospital.
A execução dessa missão, que envolveu vários setores da Marinha do Brasil, permitindo a remoção com segurança de uma pessoa em perigo no mar, ratifica a capacidade do Brasil, por intermédio das OM da MB, de colaborar com o lema do SAR mundial, “Para que outros possam viver”.