No dia 29 de junho, O 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) foi acionado para resgatar um tripulante com suspeita de malária, embarcado no Navio Mercante panamenho “Kapetan Sideris”.
O resgate, com a aeronave SH-16 Seahawk N-3034, ocorreu a 150 milhas náuticas, aproximadamente 280 quilômetros da cidade de São Pedro da Aldeia–RJ, com a retirada do enfermo pelo guincho da aeronave.
Devido às distâncias envolvidas no deslocamento, foi necessário reabastecimento do “Guerreiro 34” em São Pedro da Aldeia, antes de demandar o destino final: o Aeroporto Santos Dumont, onde uma ambulância já aguardava para realizar o translado até a Unidade Médica especializada.
Durante o evento, foram cumpridos os procedimentos de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus, estabelecidos pelo Comando em Chefe da Esquadra, com base nas diretrizes do Ministério da Saúde e da Diretoria de Saúde da Marinha, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelos tripulantes e a descontaminação de todos os envolvidos no resgate e da aeronave, realizadas pela equipe da Unidade de Descontaminação Volante da Esquadra em São Pedro da Aldeia.
FONTE E FOTO: MB
Bom já que o tema recaiu sobre o tipo de aeronave a ser utilizada nessa ocorrência vai minha humilde opinião: o Olympic, irmão do Titanic, serviu na guerra como transporte de tropa sendo até mesmo equipado com canhões, mas ele não foi feito para isso. Porém, curiosamente, ele foi apelidado de “velho de confiança” pelos bons serviços prestados na guerra – chegando até mesmo a enfrentar um submarino.
Moral da história: não importa a cor do gato, contanto que ele mate o rato. A situação do helicóptero apenas se inverteu em relação ao Olympic mas o resultado foi satisfatoriamente o mesmo. Caçar submarino é a principal função do Guerreiro, não a única. O Atlântico porta helicópteros mas devido ao porte dele pode prestar serviços humanitários dentro ou fora do Brasil. Meios militares são flexíveis para atender a demanda que o momento exige, dentro de suas capacidades.
O país é signatário de acordos internacionais e este tipo de missão, chamada na MB de Salvaguarda da Vida Humana no Mar é compulsoriamente cumprida. Se estivéssemos em um local que não existisse aeronave, suspenderia um Navio da Esquadra, Distrito ou Capitania pra fazer o resgate.
Na Força Aeronaval, os Esquadrões HS-1 e HU-2 se revezam com uma aeronave de serviço (24 horas nos 7 dias da semana) pra ser acionada.
O cara que comentou que esse tipo de missão é um desperdício, não tem noção de quão enganado está. Navio Mercante, cada um é de um tipo, podem existir diversos tipos de obstáculos como conteiners e antenas, além de descer um militar pelo guincho da aeronave, muitas vezes também um médico. A faina muitas vezes é bem complexa, havendo dificuldades até mesmo em estabelecer comunicações de forma satisfatória (normalmente com navios de tripulação chinesa, que falam um inglês sofrível).
Por fim, quem considera um desperdício este tipo de missão, talvez se o enfermo fosse seu familiar, tivesse uma opinião diferente.
Por fim, pelas distâncias envolvidas, há a necessidade de uma aeronave de maior porte. Vc não pode mandar um Esquilo a essa distância.
Forte Abraço
Vc não entendeu o que questionei ..creio que não leu o comentário ou não sabe interpretar um texto ..pois bem, meu questionamento foi : porque não usar um vetor apropriado ou somente para esse tipo de resgate ? Não falei que não deveria salvar o chinês, indiano seja lá de qual país o indivíduo for .
MODERAÇÃO: Rafael, favor não ser agressivo nas suas resposta, responda com a mesma educação que está sendo tratado pelos demais leitores.
Rafael,
Já foi explicada a razão para utilização do SH-16. Os Esquadrões HU-2 e HS-1 se revezam com a ASE (Aeronave a Serviço da Esquadra).
Os dois possuem as aeronaves com maior alcance entre os demais Esquadrões e, tendo em vista a distância e o tempo que deveria permanecer “on station” para realizar o resgate, não seria possível enviar outra aeronave.
Calhou de ser no dia do HS, então vai o Seahawk, se fosse a vez do HU-2 iria um UH-15/15A.
Família de helicópteros linda essa dos Black e Sea HAWK’s.
Não entendo desgastar um helicóptero antissubmarino em socorro de pessoas..
Não seria mais viável operar um vetor mais barato pra esse tipo de serviço ?
Concordo. Desperdício. Nem como treinamento conta.
André,
Todas as missões SAR, também são utilizadas em proveito do treinamento dos pilotos do Esquadrão, da equipe do G-SAR e da equipe médica…
Sem contar toda a coordenação do serviços envolvidos, Salvamar, Distrito Naval, ComForAerNav e etc…
Melhor deixar parado no hangar se deteriorando né até aparecer um hipotético submarino pra ele vigiar. Difícil agradar hein!
Eu poderia dar uma resposta bem técnica quanto ao modelo de Helicóptero e suas capacidades, mas a internet já tem bastante informações sobre essa aeronave, eu também poderia falar sobre a Organização dos serviços da Esquadra e aeronaves de serviço para pronto emprego, todavia estaria explicando o óbvio e informações de cunho organizacional. Sendo assim reforço que uma vida foi Salvaguardada a 280km da Costa brasileira e mais uma vez a Marinha do Brasil cumpriu com seu dever pelo qual também é uma se suas principais atribuições. Marinha do Brasil, protegendo nossas águas, cuidando da nossa Gente!